Você já ouviu falar em Tremor Ortostático?

O Tremor Ortostático (T.O.) é uma condição neurológica rara, descrita na literatura recentemente com causa desconhecida. Acomete mais em mulheres com idade média de surgimento aos 60 anos. Caracteriza-se por sensação de instabilidade e tremor rápido e irregular em membros inferiores e tronco. Os sintomas se iniciam segundos ou minutos após o paciente ficar de pé, e aumentam com o passar do tempo nessa posição. Estes diminuem ou somem ao caminhar ou sentar.

Indivíduos com essa disfunção têm receio de ficar de pé e sentir essa instabilidade. São pessoas que passam a maior parte do tempo sentada ou quando precisam se deslocar, o fazem rapidamente para não se expor a um ambiente de perigo. Por razões como estas desenvolvem alterações como fraqueza, encurtamento e fadiga muscular, diminuição da mobilidade não só da coluna, mas principalmente de articulações como quadril e tornozelo. Saber identificar se os tremores sentidos pelo paciente durante a sessão são causados pela patologia ou pela fadiga muscular provocado pela inatividade é um desafio constante.

Os relatos existentes na literatura sobre o tratamento dessa patologia, só mencionam a parte medicamentosa no controle dos tremores. Artigos que falem sobre o quanto é importante um trabalho motor com esse tipo de paciente praticamente não foram encontrados.

Dessa forma, métodos como o Pilates e o CoreAlign podem ser a base de um programa de tratamento bem sucedido, já que são grandes aliados na melhora da qualidade de vida, do padrão de marcha, equilíbrio e na manutenção da independência funcional.

, , , , , , , , ,
Post anterior
Double Leg Pump com Selma França
Próximo post
Exercícios para tratamento de possíveis patologias na coluna com Gal Villas Boas

Mais Posts:

A Importância da Prática de Atividade Física para um envelhecimento mais saudável

A cada ano que passa a expectativa de vida dos brasileiros aumenta e isso tem gerado grande preocupação ao sistema de saúde, pois com o aumento do número de idosos também aumenta a preocupação para a prevenção de doenças como osteoporose, artrose, artrite entre outras. Outro fator preocupante é que com a mudança do metabolismo vem também o aumento do peso corporal e a perda de massa muscular e aumento de massa de gordura.

Ler Mais

1 Comentário. Deixe novo

  • Avatar
    Dina Guerreiro
    27/03/2020 9:26 am

    Dra Marivani, tenho estado já algum tempo com um tremor ortostatico, nao consigo fazer minha vida normal, trabalhava num laboratório mas deixei a profissão por nao consuguir estar de pé, tremor constante, tomo banho sentada, tenho dificuldade de cozinhar,e realizar certos trabalhos subir um banco, fazer até cama estender toupas,sentindo-me inútil, piorou mais desde setembro…
    Eu era muito activa agora me vejo assim. Me ajude por favor, o que me aconselha grata Dina

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This