Uma reflexão sobre o Repertório Avançado

Observando as redes sociais, todos nós podemos encontrar um leque bem amplo de repertório. Ofertas de muitos cursos e workshops, além de exercícios em vídeos e fotos, que passeiam de variações criativas até as mais desafiadoras. Nossa principal vitrine virtual se transforma em um desfile de “amo fisgar um novo aluno em segundos”!

Sim, precisamos refletir! Mas sobre redes sociais? Sobre cursos e repertórios? Na minha opinião, precisamos sim refletir sobre esses temas, mas quero propor uma reflexão sobre o Repertório Avançado do Método Pilates. Todos sabem a quê repertório estou me referindo? Sim, Mat e Aparelhos!

A 1ª pergunta que vale fazer é se o instrutor que ensina esse repertório está apto a praticá-lo e a ensiná-lo. Mas a 2ª, de maior importância, é para quê e porquê proponho para meu aluno exercícios avançados. Sobre isso precisamos pensar, para honrar a genealogia de movimento criada pelo Sr. Joseph Pilates. Para construir caminhos corporais que permitam a execução dos movimentos através dos princípios e fundamentos do Método, a ponto de progredir um aluno comum à prática do repertório avançado, o instrutor/professor deve conhecer as dificuldades de seu aluno e trabalhá-las. Mobilidade de coluna, conexão, força e controle estão na lista dos maiores desafios de todo e qualquer corpo, cada um em seu nível e particularidades.

Sendo assim, usamos exercícios do Repertório Avançado do Método Pilates (Mat ou Aparelhos), para que essas questões particulares sejam desafiadas. Escolhemos, neste leque, opções que façam sentido para cada corpo e para cada momento.

Que sentido faz um aluno realizar o Snake and twist no Reformer se ele ainda não tem mobilidade, controle e força que o permitam executá-lo com fluidez, organização e harmonia? Se a execução por si só já se torna desafiadora quando os princípios são usados, sim, essa é a hora de propor que, com segurança vão construir um ambiente corporal receptivo a progressão.

Novamente, o repertório, principalmente o avançado, não pode ser usado aleatoriamente, como cartas de baralho!!! Ele precisa ser construído, senão, não faz sentido!  Também não é necessário somar acessórios, fazendo combinações exóticas, só para desafiar um aluno. A construção do sentido de compreensão corporal dentro da ideia do Sr Pilates,  já nos desafia todos os dias, e muito. Pense nisso !

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, Equilíbrio, Karla Relvas, mais que pilates, Movimento, Revista Online
Post anterior
Pediatras lançam guia para promover atividade física a crianças e adolescentes
Próximo post
Enriqueça seus conhecimentos sobre CoreAlign

Mais Posts:

Os benefícios do Pilates

Movimento, Pilates
O Pilates, um método que hoje leva o sobrenome do seu criador, Joseph Hubertus Pilates. Foi desenvolvido e formatado como método entre o final do séc XIX e o início…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This