Treinamento e Fisioterapia com Pilates – parte 4

4.Pilates para problemas específicos

4.1. Dor lombar crônica não específica

Os mecanismos da dor lombar crônica foram discutidos e precisam de mais esclarecimentos e diferenciações antes de iniciar uma intervenção de movimento. Vários fatores podem contribuir e serem abordados em um ambiente Pilates:
– Padrões compensatórios excessivos devido à restrição nas áreas funcionais vizinhas.
– Instabilidade local devido à insuficiente ativação de camadas musculares profundas e M.Transversus abd.
– Restrições de fáscias e de outros tecidos moles que provocam reações de dor.

Um instrutor de Pilates qualificado irá analisar e testar os fatores acima e abordar especificamente a área da origem da patologia.

4.2. Distúrbios respiratórios e do assoalho pélvico

A ressonância (reação adequada equilibrada) dos diafragmas, tanto torácico como pélvico, desempenha um papel importante na função completa e saudável. Reclamações de distúrbios respiratórios ou problemas de continência e dor pélvica relacionam-se à ativação correta tanto do sistema muscular respiratório primário como do secundário. Um professor qualificado da Pilates observará, abordará e melhorará a ativação funcional desses sistemas.

4.3. Indicações específicas para o esporte

Cada esporte tem uma demanda muito específica e esta precisa ser analisada e abordada para evitar o abuso ou lesão. Por exemplo, um golfista precisará trabalhar em graus de mobilidade rotacional nas articulações do quadril e na coluna torácica, enquanto um tenista precisará alcançar estabilidade funcional em posições de braço acima da cabeça com ativação rotacional completa no quarto superior.

O instrutor de Pilates testará a mobilidade segmentar e os componentes da estabilidade dinâmica nestas áreas e abordará as necessidades do atleta com exercícios específicos de Pilates.

, , , , , , , , , ,
Post anterior
Como sentar corretamente? por Ana Rosa Broca
Próximo post
O Instrutor de Pilates pratica o Método Pilates?

Mais Posts:

Pilates e danca no Brasil

O Pilates e a Dança no Brasil

Muitos conhecem a história de Joseph Pilates, criador do Método Pilates, e de como o seu trabalho de Contrologia começou quando foi exilado no período da I Guerra e trabalhou num hospital com outros exilados e mutilados. Foi neste momento em que o famoso Joseph Pilates iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This