Estúdio de Pilates: por que investir durante o isolamento?

Reorganize seu estúdio de Pilates

A situação de pandemia instalada em todo o mundo, em razão do coronavírus, obrigou diversas categorias profissionais a se reinventarem. Não tem sido diferente com o proprietário de estúdio de Pilates. Em atenção às orientações dos órgãos de saúde e dos decretos municipais e estaduais, o isolamento social virou regra, e os estúdios precisaram paralisar suas atividades.

Mas o que se mostra uma situação preocupante e desesperadora, em primeiro plano, pode ser analisada sob outro aspecto e ângulo. Essa pode se tornar uma boa oportunidade de reorganizar seu estúdio e deixá-lo pronto e renovado para reabrir as portas. Não vai adiantar muita coisa apenas se lamentar pela situação delicada que está posta, o momento é de acreditar no seu potencial, arregaçar as magas e cuidar de seu estúdio de Pilates.

Há várias demandas que você pode resolver na quarentena e que não dependem do envolvimento e ação de outras pessoas. Reunimos neste artigo uma série de dicas que vai auxiliá-lo nessa caminhada e nortear o trabalho inicial de reestruturação. Você precisa ter em foco que o seu estúdio de Pilates é o seu lugar de trabalho, ele precisa estar adequado para receber seus alunos, quando o acesso às aulas físicas for liberado.

Reorganize seu estúdio de Pilates

Esse é um ponto fundamental, que merece ser apreciado com carinho e atenção nesse período de isolamento social. Com o espaço fechado, você tem a possibilidade de reavaliar toda a estrutura física e a disposição dos equipamentos e aparelhos, além de fazer aquela limpeza geral.

Com o tempo livre e o local vazio, essa será a oportunidade ideal para enxergar o seu espaço com outros olhos. Você pode simplesmente fazer testes e experimentar. Observe se não está na hora de dar um retoque na pintura, de modificar os aparelhos de lugar, de rever a organização dos acessórios.

Fechar as portas não pode significar dar as costas ao seu espaço, pelo contrário, significa poder olhar para ele com mais cuidado e amor.

Garanta a segurança dos seus alunos

Outro aspecto que deve ser levado a sério é o estado de conservação dos equipamentos e acessórios. Cheque os aparelhos com cuidado, teste as borrachas, as fitas, as bands, verifique o enchimento das bolas, se está adequado.

Com o passar do tempo sem uso e sem cuidado, os equipamentos podem sofrer desgastes mais rapidamente. A segurança do aluno deve estar em primeiro lugar, então faça a manutenção preventiva nesse período. Para auxiliá-lo nessa etapa, você pode consultar as nossas dicas de limpeza e manutenção.

E quando finalmente você puder voltar a receber seus alunos, seu estúdio de Pilates já estará preparado para isso.

Crie estratégias de conexão com os alunos

Não é porque o seu estúdio de Pilates está fechado, e alguns alunos habituais não conseguem manter o pagamento das mensalidades, que você vai deixá-los de lado. Como instrutor de Pilates, você cuida da saúde de seus alunos, e isso compreende também o apoio emocional.

Cuide dos alunos de seu estúdio de Pilates

Então mantenha contato com seus alunos, procure saber como estão, se estão necessitando de algum suporte, de alguma dica. Coloque-se à disposição deles. Você pode oferecer dicas de exercícios simples para que eles enfrentem esse momento de uma maneira mais saudável e confortável.

Encarar o home office, com espaços de trabalho muitas vezes improvisado, e passar muito tempo sentado ou deitado podem desencadear dores e desconfortos posturais. Coloque-se ao lado deles nesse desafio.

Eles lembrarão desse seu gesto de solidariedade com gratidão, especialmente quando a situação se normalizar. Certamente será um diferencial para conquistá-los de volta.

Dê mais visibilidade ao seu estúdio de Pilates

Existem diversas possibilidades de conquistar mais visibilidade para seu estúdio de Pilates e, assim, poder aumentar a cartela de clientes quando as aulas voltarem ao normal. Você pode oferecer aulas à distância pagas e gratuitas.

Uma possibilidade é criar uma aula experimental gratuita e oferecer a pessoas que estejam sedentárias, mas com vontade de iniciar uma atividade física. Elas podem se converter em clientes depois.

Que tal convidar pessoas interessantes para compartilhar uma live? Pense em temáticas relevantes a seu público e ao período. Também dá para aproveitar as redes sociais de seu estúdio de Pilates para dar dicas nesse momento de isolamento social.

Analise e impulsione as suas redes sociais

É fundamental manter a calma, respirar fundo e colocar o cérebro em atividade. Pense nas táticas que podem funcionar para você, dedique-se a estudar as redes sociais de seu estúdio de Pilates. Avalie a sua concorrência e analise o que pode ser incrementado no serviço que você oferece.

Tudo pode começar por essas pequenas mudanças nos seus canais de comunicação com seus alunos e potenciais clientes. No nosso e-book “Como utilizar as mídias sociais a favor do seu estúdio de Pilates”, você contará com informações relevantes sobre o assunto, que vão contribuir para o incremento dessa parte.

Busque capacitação em áreas de gestão

Não importa o tamanho do seu estúdio, além de um instrutor de Pilates, você também é responsável pelo gerenciamento e administração de um negócio. E ainda que essa função seja direcionada a algum colaborador, é importante que você tenha conhecimento suficiente, para tomar as decisões corretas.

Cuide da gestão administrativa de seu estúdio de Pilates

Aproveite, portanto, esse tempo extra para buscar e realizar cursos online de capacitação nos segmentos de gestão, negócios e afins. Diversas instituições de referência oferecem treinamento gratuito a distância nessas áreas, é só dar uma boa e paciente pesquisada pela internet.

Nossa sugestão, para dar aquele pontapé inicial na sua formação, é consultar os sites da Escola Virtual do Governo e do Sebrae. ESSA SENTENÇA EM VERMELHO LEVA A LINKS EXTERNOS, MAS SÃO SITES QUE POSSUEM UMA FUNÇÃO SOCIAL. AVALIEM SE PODE PERMANECER. CASO ACHEM MELHOR NÃO COLOCAR, BASTA EXCLUÍ-LA.

Não se acomode nessa fase. Reinvente-se

E não esqueça de que estão todos no mesmo barco que você, as dificuldades estão surgindo a todo momento, sem distinção. Essa fase requer uma postura proativa e positiva. Aquela velha frase de que na dificuldade podem surgir excelentes oportunidades deve ser levada a sério especialmente nesse momento.

Em alguma hora, a situação será normalizada, o seu estúdio de Pilates voltará a funcionar, e você não pode ser pego de surpresa e desprevenido. Além de cuidar de si mesmo, cuide de seu espaço, promova as modificações que forem necessárias e que estão, nessa fase, a seu alcance. Seja criativo e reconte a sua própria história com um final feliz.

Por fim, uma curiosidade: estúdio ou studio de Pilates?

Apesar de muitas pessoas usarem a expressão studio de Pilates, é importante salientar que studio é uma palavra em inglês. Como muitos institutos de Pilates no Brasil adotaram a expressão studio de Pilates em seus nomes empresariais, ela se popularizou por aqui. Mas o que importa é que, na prática, dá no mesmo. Estúdio de Pilates ou studio de Pilates é o mesmo local, onde circula uma energia muito positiva, pautada na atenção e no amor.

, , , , ,
Post anterior
Pilates e Osteopatia uma Combinação Perfeita
Próximo post
Aula de Pilates online: mantenha sua renda na quarentena

Mais Posts:

Pilates e danca no Brasil

O Pilates e a Dança no Brasil

Muitos conhecem a história de Joseph Pilates, criador do Método Pilates, e de como o seu trabalho de Contrologia começou quando foi exilado no período da I Guerra e trabalhou num hospital com outros exilados e mutilados. Foi neste momento em que o famoso Joseph Pilates iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This