A consciência corporal muda a consciência mental

A minha proposta é a seguinte: Vamos jogar uma pedrinha nesse lago corporal e deixar que toda essa energia parada se transforme em movimento consciente?

Consciência corporal é a maneira como percebemos o nosso corpo. Consciência mental é a maneira como percebemos a nossa mente. O que elas têm em comum? A nossa maior riqueza, a saúde! Joseph Pilates disse: “Maximize seu potencial emocional e mental”.  Vamos lá?!

Que atividade você gostaria de fazer e qual a importância de uma atividade física?
Qual o valor da sua saúde e quais são seus objetivos pessoais em relação a sua saúde?

Devemos ter disciplina para motivarmos as mudanças em nossas vidas. Precisamos nos mover, pois sem o movimento, seremos infelizes! Que tal sair da sua zona de conforto? Muitos são os exemplos de superação, como cadeirantes que jogam basquete. Isso prova que a incapacidade física pode ser superada a partir de uma mudança do estado mental. As limitações existem, mas podemos maximizar nossas participações e fazer coisas que irão nos surpreender.

Tenho alunos que praticam Pilates com limitações físicas, mas se dedicam cada vez mais, pois maximizaram seu potencial… e tudo começa na mente! Posso dizer que respiro mal, que tenho má postura ou que tenho dor crônica. Como melhorar tudo isso? Temos que nos enxergar como um todo e acreditar que podemos!

Os profissionais de Pilates são orientados a olhar seus alunos globalmente e com certeza, poderão ajudar no processo de superação de corpo, mente e espírito. O nosso corpo é o nosso templo sagrado! Quando agradecemos ao corpo, ele nos agradece! Ele é sábio e pode ser transformado por meio da atenção as nossas sensações, promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal, pois todos nós temos essa capacidade.

A maioria dos exercícios de Pilates desafiam a estabilidade corporal, que representa o controle do nosso movimento. Os equipamentos foram criados por Joseph Pilates exatamente para auxiliar na execução dos movimentos, em diferentes posições.

Apresento em vídeo um exercício no equipamento Reformer do aluno M.B.F., 72 anos, operado do joelho esquerdo há um ano. Exige um grande controle de força abdominal, na posição quadrúpede. Fortalece também os membros superiores pela descarga de peso, trabalha a coordenação motora e a mobilidade dos joelhos. Um exemplo de aluno determinado e focado para superar suas limitações, que foram rapidamente eliminadas, graças a sua necessidade e vontade de mover-se com liberdade.

Fonte: Maturidade Ativa – 4ª Conferência Sul Americana Physio Pilates – Polestar: Salvador, 2012 (anotações pessoais).

+Q Pilates, Atividade Fisica, bem-estar, consciência corporal, Equilíbrio, mais que pilates, Movimento, Pilates, qualidade, Revista Mais Que Pilates, Revista Online, Saúde, tratamento
Post anterior
Exercício na Posição Supino no CoreAlign
Próximo post
Benefício x Ênfase: o que é mais importante no Exercício?

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This