Conhecendo melhor o GYROKINESIS®

Por Valéria Mauriz

GYROKINESIS® faz parte da metodologia do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® e foi criado pelo bailarino húngaro-romeno Juliu Horvath.

No inicio foi chamado de “Yoga para Bailarinos” e foi a primeira síntese de movimentos idealizada por Juliu Horvath após um período de reclusão e estudo para a recuperação de uma lesão que este havia sofrido. Claramente influenciado por movimentos da cultura oriental onde a prática de uma atividade física está intrinsecamente relacionada com equilíbrio, cura e energia, essa sequência de solo, que não requer a utilização de equipamentos, prioriza a mobilidade da coluna vertebral, tornando-a um eixo de movimento com múltiplas possibilidades no espaço, visando a tridimensionalidade e circularidade, características que se tornaram a base do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®.

• Como é uma aula de GYROKINESIS®?
A aula se inicia com os alunos sentados num banco onde estabelecem uma consciência da postura sentada com organização da coluna vertebral para possibilitar a execução dos movimentos coordenados que são ritmados pela respiração. O aluno tem que estar atento ao próprio corpo, ao movimento proposto pelo instrutor, ao grupo e a respiração estabelecida. Apesar de num primeiro momento parecer muita coisa, o aluno percebe que a sequência e o ritmo são orgânicos, algo natural para o corpo e por isso algo que traz fluidez e muito prazer. A parte sentada da aula foca nos desbloqueios da coluna vertebral e na sua mobilidade. Depois de estar sentados o grupo segue para a parte no chão, continuando a trabalhar com ritmo e respiração mas agora o ênfase é estabelecer estruturação, estabilidade e força. Por fim a aula termina em pé com o corpo bem estruturado, sabendo estar ativo contra a força da gravidade, com exercícios mais aeróbicos e energéticos. A aula é uma crescente de desafios e a sequência pré-estabelecida visa justamente compor um corpo que se estrutura e se adapta para seguir esse “crescendo” com segurança, graça e leveza.

• Quais os objetivos da aula de GYROKINESIS®?
Descomprimir a coluna vertebral
Organizar a coluna vertebral
Ganhar mobilidade da cintura pélvica
Desbloquear a respiração
Organizar cintura escapular
Fortalecer a musculatura perineal e abdominal
Ganhar ADM
Estabelecer novos padrões motores
Estimular o sistema neuronal

• Quais os benefícios da aula de GYROKINESIS®?
Por ser um sistema e trabalhar o corpo todo como uma unidade, buscando o equilíbrio e o alinhamento músculo-esquelético-energético, GYROKINESIS® traz muitos benefícios para o seu praticante. Como a aula se inicia sentado, depois vai para o chão e termina em pé, ela estimula o aluno a se posicionar corretamente nas posturas que mais utiliza na vida cotidiana, além de desenvolver o tônus necessário para ficar longos períodos nessas posturas. Além disso, o foco do trabalho é a coluna vertebral e suas possibilidades de movimento. Sabemos que uma coluna saudável, sem dores nem lesões necessita do binômio de força e mobilidade e GYROKINESIS® vai justamente trabalhar esse binômio. Os padrões de coluna de flexão, extensão, torção, inclinação lateral e as “ondas” são trabalhados durante toda a aula junto com a combinação desses padrões criando tridimensionalidade e circularidade, o que irá estimular a mobilidade saudável dessa coluna vertebral e que irá repercutir nas ações de vida diária do praticante como torcer e fletir a coluna para pegar a bolsa no banco de trás do carro ou torcer e estender para pegar algo numa prateleira alta de forma que o praticante consiga realizar essas ações com mais facilidade e com menor risco de lesão. Com GYROKINESIS® temos um corpo mais bonito e saudável, pronto para realizar os movimentos com coordenação e equilíbrio.

• Público-alvo
Como era chamado de “Yoga para Bailarinos” muitas pessoas tem a visão errônea que a aula de GYROKINESIS® é focada para esse público. Na realidade, a aula se inicia sentado num banco de forma que fica mais fácil se organizar e liberar as possibilidades da coluna vertebral, viabilizando ser praticada desde adolescentes até pessoas idosas. Já tivemos dentro da nossa classe de GYROKINESIS® idosos e gestantes, um público especial e que se beneficiou muito como o método.

• Onde encontrar aulas de GYROKINESIS® no Brasil?
Você pode encontrar instrutores de GYROKINESIS® em várias cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Paulínia, Poços de Caldas, Salvador, Recife, Brasilia, Fortaleza, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis, Piracicaba, Belo Horizonte são alguns exemplos de locais onde já se praticam GYROKINESIS®. Para conhecer os estúdios e obter os endereços acesse www.gyrotonic.com

Você não pode ficar sem conhecer essa aula maravilhosa!

, , , , , , ,
Post anterior
Alice Becker dá dicas de exercícios de alongamento no CoreAlign!
Próximo post
Top Notícias: as mais lidas de 2016!

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This