Carnaval 2020: 7 dicas para curtir a folia com mais saúde

Carnaval Physio Pilates

Contando os dias para a folia?

Falta pouco para começar a edição 2020 da maior festa de rua do mundo! Seja qual for o seu destino para brincar o carnaval, é preciso aproveitar os festejos sem deixar a sua saúde de lado. Com blocos de rua, bailes, micaretas, escolas de samba e festas temáticas, os dias prometem ser intensos para os foliões animados, praticamente uma maratona de alegria!

Para quem já é praticante de Pilates, acompanhar todos os dias de folia não será problema. O método deixa o corpo bem condicionado, oferecendo ganhos na flexibilidade e na resistência muscular, fundamentais para aguentar o pique carnavalesco e prevenir lesões.

Ainda assim, é preciso ter cuidados adicionais para se precaver de situações comuns ao período, curtindo o carnaval de forma plena e saudável.

Confira algumas dicas que preparamos para você aproveitar ao máximo!

1. Alongue-se antes de cair na folia

Para curtir o carnaval com disposição, é preciso se preparar com antecedência. Realizar um aquecimento e alongamento antes e depois da folia ajuda no processo de recuperação dos músculos, evitando cãibras e lesões. Nada de dar chance para o azar!

Exercícios simples e rápidos, que podem ser executados em qualquer lugar, ajudam a relaxar a musculatura. Dê maior atenção às costas, pernas e pés, que receberão maior sobrecarga durante os festejos. Fique atento também a sua postura, evitando movimentos bruscos ou posições inadequadas.

Além do ganho muscular, esses exercícios preparatórios também trazem benefícios aos condicionamentos aeróbico e cardiovascular.

2. Alimente-se de maneira adequada

Uma alimentação balanceada também é indispensável para aproveitar bem os dias de folia, quando o gasto energético é maior do que o habitual. O ideal é comer de 3 em 3 horas, evitando ficar em jejum por um longo tempo. Combinar o consumo do álcool, comum no período, com estômago vazio é algo bastante nocivo.

Alimentar-se em casa pode ser a melhor pedida, permitindo um maior controle sobre a qualidade e a manipulação dos alimentos ingeridos. Outra opção, caso seja viável, é levar algum lanche com você, como um saquinho com mix de castanhas ou frutas secas. Caso opte por fazer alguma refeição na rua, fique atento às condições de higiene dos locais onde o serviço está sendo oferecido.

Em razão do forte calor, frutos do mar e alimentos vendidos na rua costumam estragar com maior facilidade, então, de preferência, fuja deles. Alimentos gordurosos e pesados, como fast foods, frituras e doces em excesso também devem ser evitados, pois podem gerar desconfortos, como azia, náusea e refluxo.

Priorize alimentos que forneçam energia, com baixo índice glicêmico e ricos em proteína magra. Cereais, barras de cereais, sanduíches naturais, massas integrais, salada de frutas com granola e carnes brancas e grelhadas são boas sugestões para o período. Frutas são uma ótima fonte de vitaminas e minerais, auxiliando no bom funcionamento do organismo. Vegetais verde-escuros são bons aliados no processo de desintoxicação do corpo, minimizando os efeitos do álcool.

3. Hidrate-se com regularidade

Em uma festa tradicionalmente de rua, passar horas sob o sol quente pode levar à desidratação. O ideal é sempre ingerir líquidos que ajudem a regular o funcionamento do organismo, prevenindo que algum mal-estar aconteça. Além da água, fiel companheira de todo folião que se preze, também são recomendados líquidos que reponham os nutrientes do nosso corpo, como água de coco, sucos naturais e bebidas isotônicas. Com tantas opções saborosas, evite refrigerantes.

4. Beba com moderação

Quem não abre mão de uma cervejinha gelada ou de outras bebidas alcoólicas para celebrar, pode intercalar seu consumo com uma das opções citadas no tópico anterior. A ingestão em excesso de álcool pode gerar desidratação, náuseas e dores de cabeça, estragando sua festa e a de quem está ao seu lado.

Evitando a ressaca, você terá disposição para curtir todos os dias sem problemas. O segredo está no equilíbrio!

5. Use roupas aconchegantes

Conforto é a palavra para quem vai pular no meio da muvuca. Roupas leves, arejadas e com tecidos que favoreçam a transpiração são a escolha ideal para o carnaval. Dê preferência a calçados baixos, especialmente tênis utilizados na prática de exercícios, para aliviar os impactos nos pés.

Evite o uso de salto alto, pois boa parte dos festejos será em pé, podendo comprometer sua postura e causar dores após longas horas. Resolveu curtir a folia usando fantasia? Experimente a roupa e os adereços antes de sair, certificando-se de que não comprometerão sua mobilidade na hora de pular e dançar.

6. Proteja-se do sol

Fevereiro é marcado pelas altas temperaturas do verão. Para quem vai curtir ao ar livre, é quase impossível evitar o sol intenso do período. Usar protetor solar é indispensável para proteger a pele dos males causados pela exposição em excesso à luz solar, evitando queimaduras, insolação e doenças mais graves.

Bonés, chapéus e óculos escuros, desde que tenham lentes UV, são outros itens de grande valia para a sua proteção.

7. Respeite os limites do seu corpo

Carnaval é sinônimo de agitação, mas é preciso intercalar essa folia com um descanso adequado para o corpo e para a mente. Para recarregar as energias, o indicado é dormir ao menos 8 horas de um sono revitalizador, para que haja uma reparação adequada das funções do organismo.

A privação do sono está ligada ao cansaço, alterações do humor, indisposições e afeta até a nossa imunidade. As vezes, a vontade de se divertir é tamanha que ignoramos alguns sinais dados pelo nosso corpo de que chegou a hora de dar uma pausa. Repouse, durma bem e não exceda seus limites.

Faça do seu carnaval uma experiência inesquecível!

, , , , , , ,
Post anterior
Push Through por Adriana Trotta
Próximo post
Nossos pés no Pilates

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This