Benefícios do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®

Por Valéria Mauriz

O GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® desenvolvido por Juliu Horvath é conhecido e aplicado em todo mundo, porém no Brasil há ainda uma lacuna na compreensão dessa metodologia. Dentro das perguntas frequentes sobre o GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® encontramos os seguintes questionamentos:

O que é?
Para que serve?
Para qual público é indicado?
Quais as contra-indicações?

De uma maneira sucinta: GYROTONIC = Gyro tônico. Movimentos circulares que desenvolvem a tonicidade do corpo humano.

A escolha da circularidade para potencializar o movimento global, a integração de todas as cadeias musculares e fasciais que compõe o corpo humano propiciando a integração de todo o corpo no movimento e com isso alcançando equilíbrio e harmonia.

Essa circularidade vai acontecer no nosso eixo de movimento, ou seja, na COLUNA VERTEBRAL nos planos Sagital, Coronal e Transverso, o que traz para o GYROTONIC® a sua tridimensionalidade. Nós sabemos que o corpo em movimento transita por todos os eixos, por isso é importante o trabalho tridimensional. A circularidade também vai estimular a bomba respiratória, aumentar a circulação, aumentar a nutrição dos tecidos trazendo um ritmo para o movimento que gera um aumento de energia e a liberação de endorfinas.

Como falamos, para essa circularidade acontecer o corpo todo deve participar do movimento, para isso ele precisa de TÔNUS. Dentro do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® nós trabalhamos com um sistema de roldanas e anilhas que irão estimular a força e alongamento do sistema músculo-esquelético e fascial e com isso incrementar o TÔNUS MUSCULAR.

Para que serve?

GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® como o próprio nome já diz é um sistema, ou seja, há um conceito atrás de cada movimento e o objetivo é trabalhar o corpo como um todo, isso porque o corpo humano é um sistema global com diferentes sistemas dentro dele, então iremos estimular o sistema músculo-esquelético, sistema fascial, sistema circulatório, sistema respiratório, sistema digestivo, sistema endócrino, etc. Sabemos que estimulando os diferentes sistemas do corpo humano iremos promover saúde e equilíbrio. Isso vai propiciar um movimento mais eficiente com menor sobrecarga e com menos risco de lesão.

GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® é um sistema que propicia a RE- EDUCAÇÃO do ato motor e quando re-educamos o ato motor o preparamos tanto para o movimento esportivo quanto para a reabilitação.

Dentro dessas possibilidades temos programas que enfatizam um esporte específico como o golfe ou tênis, por exemplo, e outros que enfatizam a recuperação de lesões como o GYROTONIC aplicado a cintura escapular e a cintura pélvica.
Para qual público é indicado?

GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® como foi concebido tem uma aplicação muito ampla: desde preparação para um esporte até reabilitação, porém como seus movimentos circulares requerem maior coordenação e o fato de que muitos instrutores são bailarinos vincula-se a ideia de que GYROTONIC ® é de difícil aprendizado e que é indicado para o público da dança. Na realidade, ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, pessoas com limitações, na recuperação de lesões e na preparação de atletas. Como exemplo temos o caso do tenista Andy Murray que pratica GYROTONIC® e dentro da nossa clientela temos alunas de 90 anos, gestantes e até uma DPOC grave.

Efeitos terapêuticos do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®

Paul Horvath, fisioterapeuta e irmão do criador do método Juliu Horvath estudou e se aprofundou na aplicação terapêutica levando o GYROTONIC® para dentro de uma clínica de fisioterapia na Alemanha alcançando muito êxito com seu trabalho. Nas suas palavras:

“Lesão altera função, que altera estrutura, que vai alterar novamente a função e assim sucessivamente, numa cadeia que provoca o desgaste. No processo terapêutico temos que buscar uma nova reorganização. Atividade é a melhor coisa para reorganizar o sistema, por isso o movimento é o melhor elemento para promover a cura de lesões, porque ele afeta o corpo todo, ele estimula várias estruturas e sistemas: os órgãos, o sistema circulatório, o sistema somático, glândulas, etc. Com esse conceito de UNIDADE, de holístico, comecei a utilizar como instrumento o GYROTONIC ® com a Pulley Tower e comecei a testar programas e ver resultados.”

A ideia de trabalhar o corpo de forma global, com baixo impacto, priorizando a descompressão das articulações, o alongamento axial, estimulando o esqueleto fascial, a respiração, a bomba circulatória faz com que o GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® seja uma ferramenta muito eficiente na prevenção e reabilitação de lesões. Nas palavras do criador, Juliu Horvath: “O principal objetivo é se sentir em casa no seu próprio corpo, livre de dor, sem restrições e inibições, sentir-se conectado com a própria natureza e se tornar um ser humano completo e satisfeito.”

Contra-indicações

Como GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® tem como eixo do trabalho a mobilidade da Coluna Vertebral muita gente acredita que ele seja contra-indicado para pacientes com hérnia de disco. Há relatos que comprovam o contrário, como Paul Horveth diz:

“Na Alemanha o êxito maior de GYROTONIC® foi com hérnias de disco onde consegui recuperar hérnias em 5 a 6 semanas de tratamento. A base para a regeneração do disco é dar estimulo de compressão e descompressão com uma pulsação para a nutrição do tecido. Os terapeutas normalmente não sabem a anatomia para recuperar o disco ou não tem instrumento para isso. o instrumento é GYROTONIC ® mas tem que saber usar passo a passo, tem que ter estratégia. Respiração. Dar com a respiração o suporte para o movimento. Espiralar para dar massagem no disco. Um continum de contração e descompressão. Pulsação.”

O ortopedista Leonardo Metsavaht do Rio de Janeiro indica GYROTONIC® para seus pacientes com problemas de coluna principalmente com protusões discais.
Precisamos compreender bem o sistema para aplicá-lo de forma correta e eficiente.

Como contra-indicações podemos citar:

Lesões em fases aguda
Algumas doenças Metabólicas
Fraturas

, , , , , , ,
Post anterior
Pilates e labirintite?! Uma mistura para lá de interessante!
Próximo post
O conceito do profundo, na prevenção ou na dor

Mais Posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This