Você já ouviu falar em Tremor Ortostático?

Pilates e Tremor

O Tremor Ortostático (T.O.) é uma condição neurológica rara, descrita na literatura recentemente com causa desconhecida. Acomete mais em mulheres com idade média de surgimento aos 60 anos. Caracteriza-se por sensação de instabilidade e tremor rápido e irregular em membros inferiores e tronco. Os sintomas se iniciam segundos ou minutos após o paciente ficar de pé, e aumentam com o passar do tempo nessa posição. Estes diminuem ou somem ao caminhar ou sentar.

Indivíduos com essa disfunção têm receio de ficar de pé e sentir essa instabilidade. São pessoas que passam a maior parte do tempo sentada ou quando precisam se deslocar, o fazem rapidamente para não se expor a um ambiente de perigo. Por razões como estas desenvolvem alterações como fraqueza, encurtamento e fadiga muscular, diminuição da mobilidade não só da coluna, mas principalmente de articulações como quadril e tornozelo. Saber identificar se os tremores sentidos pelo paciente durante a sessão são causados pela patologia ou pela fadiga muscular provocado pela inatividade é um desafio constante.

Os relatos existentes na literatura sobre o tratamento dessa patologia, só mencionam a parte medicamentosa no controle dos tremores. Artigos que falem sobre o quanto é importante um trabalho motor com esse tipo de paciente praticamente não foram encontrados.

Dessa forma, métodos como o Pilates e o CoreAlign podem ser a base de um programa de tratamento bem sucedido, já que são grandes aliados na melhora da qualidade de vida, do padrão de marcha, equilíbrio e na manutenção da independência funcional.

Por: Marivani Rocha
Para: Revista +Q Pilates

Link Original: https://bit.ly/2hun3Fl

Joseph Pilates, Marivani Rocha, Physio Pilates, Physio Pilates-Polestar, Pilates, Tremor Ortostático
Post anterior
Treinamento e Fisioterapia com Pilates – parte 1
Próximo post
O treino no Reformer ajuda pacientes com dores crônicas na lombar?

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This