Quem pode praticar o CoreAlign?

Quem pode praticar o CoreAlign?

Que o CoreAlign foi criado para ajudar os pacientes e alunos a melhorar a postura, o equilíbrio e o movimento funcional você já sabia. Mas você sabe quem pode praticar o CoreAlign?

Desenvolvido pelo fisioterapeuta Jonathan Hoffman em parceria com a Balanced Body, o sistema CoreAlign introduz uma rotina integrada de exercícios, realizados de pé com o auxílio de um espaldar, que estimulam a estabilidade do core ao mesmo tempo em que trabalham de forma desafiadora a reorganização do movimento e o treinamento funcional. O método foi concebido para ajudar os pacientes e alunos a melhorarem a postura, o equilíbrio e o movimento funcional, através de exercícios que estimulam a estabilidade do core ao mesmo tempo em que desafia o corpo do praticante.

Benefícios do CoreAlign

São muitos os benefícios trazidos pelo CoreAlign para a vida de seus praticantes, podendo ser usado para reabilitação musculoesquelética, melhoria do desempenho físico, recuperação pós-operatória, bem como na prática de exercícios regulares para quem quer ter um estilo de vida saudável.

Destacamos neste artigo 10 benefícios do CoreAlign:

  1. Estabilização e fortalecimento do centro de força;
  2. Ganho de equilíbrio e desenvolvimento neuromotor;
  3. Prevenção de lesões;
  4. Melhoria de performance nos esportes;
  5. Correção de padrões de movimento disfuncionais;
  6. Melhoria postural e alinhamento da coluna vertebral;
  7. Harmonização da cintura escapular contribuindo na resolução das algias cervicais;
  8. Aumento da consciência corporal e de movimento;
  9. Treinamento cardiovascular;
  10. Dinamismo e desafio nas aulas;

 O CoreAlign é um método tão interessante e desafiador, que poderíamos continuar esta lista com outros benefícios, mas você já entendeu que há muito o que se explorar com esta prática, certo? Talvez agora a dúvida que você tenha seja: este equipamento conseguirá atender ao meu público? Todos os meus pacientes e alunos poderão se beneficiar deste método?

Quem pode praticar o CoreAlign?

“Jonathan [criador do CoreAlign] considera que a maior parte dos quadros dolorosos reside na repetição de movimentos (AVDs) do nosso dia a dia executados de forma compensada. Os exercícios de CoreAlign se apresentam como uma ferramenta valiosa, pois além de exteriorizar as compensações que muitas vezes se encontram mascaradas, nos dá condições de orientar os alunos a corrigir estes movimentos e posicionar suas articulações de maneira optimal”, afirma Cláudia Muraguti, Educadora Física e Fundadora do Kaizen Pilates & CoreAlign, em Porto Alegre, e que também é Master Trainer de CoreAlign.

Nesta perspectiva, não é muito difícil descobrir quem se beneficia e pode praticar o CoreAlign: praticamente todo mundo!

Isso porque pessoas que reclamam de dores nas costas e no pescoço, com lesões nessas áreas, com problemas nas articulações ou ainda com lesões causadas por conta de práticas esportivas são praticantes/pacientes em potencial do CoreAlign. E não são só eles: quem busca um envelhecimento saudável, pessoas com osteoporose ou com condições de dor também podem se beneficiar do método devido ao baixo impacto dos exercícios. Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais costumam afirmar que, ao integrar o CoreAlign na prática clínica, até os pacientes mais resistentes costumam apresentar progressos em seus programas de reabilitação.

Já os atletas de alto nível, incluindo os entusiastas do tênis, surfe, corredores e jogadores de golfe, acharão o método desafiador e dinâmico, que permitirá que eles estabeleçam uma poderosa consciência do core ganhando, consequentemente, uma significativa melhoria em seus desempenhos esportivos. Ou seja: é possível criar planos de aula ou atendimento para ninguém ficar de fora da prática do CoreAlign!

As possibilidades não param por aí!

Além de ser um método dinâmico, com múltiplos benefícios e que permite o atendimento de diferentes populações, o CoreAlign ainda traz um potencial enorme de exercícios quando adicionamos outros elementos. O equipamento CoreAlign pode ser utilizado em conjunto com outros acessórios, além do espaldar, para aumentar as possibilidades de exercícios, seja na posição tradicional de pé ou mesmo com os alunos deitados. Alguns dos acessórios mais utilizados com o CoreAlign são os que utilizamos também nas aulas de Pilates: os Discos de Rotação, as Alças e a Caixa do Reformer ou a Caixa do Wall.

Esta utilização combinada permite a adaptação de práticas mais tradicionais ao contexto do CoreAlign, como é o caso da mobilização de coluna enquanto o aluno está sentado na caixa do reformer. Podemos ainda usar como exemplo da diversidade deste método a execução de exercícios aeróbicos com os alunos deitados no chão ou a reprodução de movimentos de esportes como o Esqui e o Golfe na posição vertical. Uma coisa é certa: com um pouco de criatividade e domínio do método, as possibilidades são infinitas!

E você, já usou o CoreAlign com algum acessório? Sugere algum exercício inusitado? Comente a sua experiência no formulário abaixo!

Balanced Body, CoreAlign, Physio Pilates
Post anterior
Escolhendo o estúdio para fazer aulas de Pilates
Próximo post
Pilates com bola na Gravidez: do lúdico ao perigoso

Mais Posts:

Uma reflexão sobre o Repertório Avançado

Pilates
Observando as redes sociais, todos nós podemos encontrar um leque bem amplo de repertório. Ofertas de muitos cursos e workshops, além de exercícios em vídeos e fotos, que passeiam de…

Você conhece o Ped-o-Pull?

Movimento, Pilates
Não são poucas as maravilhas criadas pelo Sr. Pilates! O Ped-o-Pull é uma das pouco conhecidas, porém, não menos maravilhosa! Esse aparelho, criado por Joseph Pilates, é pouco pesquisado e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This