Pilates kids: conheça essa nova tendência

A atividade física é importantíssima em qualquer idade, inclusive para as crianças. Por isso o Pilates kids está se destacando no mercado. Já conhece a modalidade e seus benefícios para os pequenos? Separamos um material completo para você que gostaria de saber mais sobre o assunto!

Continue lendo para entender a partir de qual idade o Pilates para crianças pode ser praticado, o que um profissional precisa para ensiná-lo e quais principais adaptações precisam ser feitas na aula. 

A partir de qual idade o Pilates kids é recomendado?

Ainda não existe um consenso na área a respeito da idade mínima para iniciar a prática do Pilates kids. A maior parte dos profissionais concorda que aos quatro anos a criança já consegue desenvolver as habilidades motoras para conseguir praticar o método. No entanto, alguns recomendam aguardar até os seis ou oito anos. 

A principal diferença de trabalhar com cada uma dessas idades está nas capacidades de compreensão dos pequenos. Aos quatro anos a criança dificilmente compreenderá o objetivo da aula ou obedecerá comandos complexos. 

Um professor que resolva trabalhar com faixas etárias mais novas precisa estar muito bem preparado. Além de conhecer profundamente o Pilates ele também deve entender a criança e como motivá-la para fazer os exercícios. 

Benefícios do Pilates para crianças

O Pilates já é uma modalidade internacionalmente reconhecida como um grande benefício para os adultos. Não é tão impressionante assim descobrir que praticar Pilates kids também é excelente para a criança e seu desenvolvimento. 

Crianças que praticam o Método conseguem melhorar seu desenvolvimento motor e adquirir melhor coordenação. Atualmente pais e professores já estão preocupados com o futuro de uma geração que já nasce em contato com o meio digital. A queda brusca na prática de esportes e atividades físicas durante a infância faz com que crianças demorem mais para desenvolver sua coordenação motora ou acabem com déficits mais tarde. 

Portanto, o Pilates kids é uma ótima solução. Ele também gera consciência postural e melhora a concentração. Ou seja, crianças pilateiras não só conseguem desenvolver-se melhor fisicamente, mas também se concentram e aprendem mais na escola. 

Existe procura no mercado para Pilates kids?

Realmente o Pilates kids é excelente para os pequenos. Mas será que os pais estão procurando a atividade para solucionar suas necessidades ou preferem deixar crianças jogando video game em casa?

A procura pela modalidade está em ascendência conforme pais se conscientizam a respeito da necessidade de praticar atividades físicas na infância. A necessidade de realizar a modalidade também cresce com a compreensão dos riscos da obesidade infantil. A revista científica The Lancet estima que até 2025 o Brasil terá 11,3 milhões de crianças obesas, algo que só pode ser prevenido através de exercícios. 

Contanto que a modalidade seja bem divulgada as chances de sucesso são grandes. Sua relevância não para de crescer e os benefícios são muito claros para os praticantes. 

Quem pode ser professor de Pilates kids?

O primeiro pré-requisito para conseguir ensinar a modalidade é ter amplos conhecimentos em Pilates. Afinal de contas, o professor precisará adaptar sua aula de acordo com as necessidades do corpo de cada criança. 

É importante saber que trabalhar com Pilates kids é um ato que envolve muito amor pela atividade e por ensinar crianças. Cada aula exige muita atenção porque a criança está em fase de desenvolvimento. 

Paciência e compreensão de cada fase de aprendizado das crianças também é essencial para quem deseja entrar nesse mercado. As aulas devem ser planejadas de acordo com a idade e características individuais do aluno. 

Como adaptar sua aula para crianças

O corpo infantil é bem diferente do adulto. Além de estar em desenvolvimento físico, motor e muscular as crianças ainda não possuem suas habilidades cognitivas completamente formadas. Dependendo da idade a criança sequer compreende regras ainda e precisa de motivações muito diferentes que adultos. 

O primeiro passo para ministrar boas aulas de Pilates é adotar uma abordagem lúdica. Ao contrário de adultos, as crianças não compreendem que estão praticando para melhorar sua saúde e habilidade corporal. No entanto, elas podem ser motivadas através de jogos e brincadeiras. 

Também é essencial adaptar a intensidade das aulas de acordo com a idade e habilidade das crianças. Equipamentos e acessórios de Pilates são muito bem-vindos nas aulas, contanto que seu uso seja adaptado para o aluno. 

O Pilates kids é uma excelente modalidade para crianças e as ajuda a tornarem-se adultos saudáveis e fisicamente ativos. Que tal começar a aplicá-lo para perceber a satisfação dos pequenos com um corpo que se movimenta adequadamente e seu ótimo desenvolvimento motor?

, , , ,
Post anterior
Qual escolher: Pilates ou musculação?
Próximo post
É possível usar Pilates para o tratamento da Escoliose?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu