Os Princípios de Movimento de Joseph Pilates: Centralização

Olá! Sou Adriana Trotta, trabalho com o Método Pilates Clássico desde 1998 sendo da 2ª Geração de Romana Kryzanowska e venho trazer mais um artigo sobre o método para vocês.

Joseph Pilates criou seu Método de condicionamento do corpo, a Contrologia, não só como exercícios executados de forma simples e focada somente no movimento corporal. Ele acreditava que o corpo era uma unidade formada por 3 pilares que deveriam ser desenvolvidos de uma forma equilibrada gradual e homogênea. São eles: físico, mental e espiritual.

“A Contrologia é a coordenação completa do corpo, da mente e do espírito”.
(Pilates e Miller, 2010, p.120)

Quando Joseph falava em “espírito”, não era com conotação religiosa, mas sim idealizando o nosso “eu” interior, nossa forma de ser, pensar e agir, nossas características morais. Ele acreditava que o desenvolvimento desequilibrado desses 3 pilares influenciaria também no caráter do ser humano.

“O homem se descuida, destrói sua eficiência física e mental e tende a enfraquecer gradualmente a sua moral, o que resulta no crescimento da desonestidade e da imoralidade, na perda de todas as perspectivas verdadeiras de suas responsabilidades consigo e também com seus companheiros, além da perda do idealismo e da cultura ética.” (Pilates e Miller, 2010, p.50)

Para desenvolver um corpo equilibrado de acordo com seus estudos e observações, J. Pilates desenvolveu 6 princípios básicos de movimentos, presentes em todos os exercícios desenvolvidos por ele, para que a execução fosse mais eficiente e intensa. Se fizermos os mesmos movimentos sem focar nestes princípios, eles provavelmente se tornarão ineficazes e até perigosos.

“Eles (os princípios) transformam um sistema de exercícios aparentemente simples em um completo e complexo mundo de puro movimento. Cada exercício foi concebido para integrar estes princípios.” (Aparicio e Pérez, 2005, p.37)

Vamos conhecer mais profundamente cada um deles? Hoje meu foco será “Centralização”.

Imaginem todos os músculos profundos e superficiais, anteriores e posteriores, localizados entre os joelhos e os cotovelos. Todos eles ativados de forma equilibrada dando início a qualquer movimento do corpo, tornando-o intenso e controlado. Joseph Pilates descobriu que este centro de força tornava os movimentos muito mais efetivos e chamou este centro de força de Power House.

Como pilar fundamental do método, nosso objetivo principal é fortalecer os músculos que envolvem o Power House, para desenvolver um tronco forte, melhorando a postura, dando maior mobilidade, equilíbrio e harmonia ao corpo. Ele também dá suporte aos órgãos internos, estabilizando a coluna e cintura pélvica, eliminando dores e desconforto nas costas. O movimento é de dentro para fora, dando força e estabilidade desde o centro até as extremidades gerando movimentos precisos e seguros.

“O centro de força é definido como o “cinturão” (anterior e posteriormente falando) que se estende desde a base das costelas até a região inferior da pélvis. Constitui o pilar fundamental do método. Todo o trabalho começa a partir do centro e continua a partir dali. O centro suporta o tronco, ajuda a melhorar a postura, facilita movimentos equilibrados e afina o controle motor das extremidades. Todos os movimentos se irradiam a partir do centro de força: Fluem a partir do interior, do centro para fora.“ (Aparicio e Pérez, 2005, p.37)

É importante que com o passar do tempo e a prática constante, os movimentos partam do centro de forma natural e o movimento flua com a harmonia e o vigor que o Power House forte propicia.

E você, consegue perceber claramente este princípio em suas aulas de Pilates? Então conta pra gente!

Adriana Trotta
Fonte: www.maisquepilates.com.br/

, , ,
Post anterior
Pilates Arc: Movimento e Pilates com Qualidade em todo lugar!
Próximo post
Pilates no Mundo da Luta

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu