benefícios de pilates para todas as idades

Os benefícios do Pilates para a saúde de todas as idades

O Pilates é um método de movimento que atende às mais diversas populações. Já falamos por aqui sobre Pilates para Homens, para grávidas, dicas para atender a alunos de diferentes estaturas e como o Pilates pode trabalhar em conjunto com a fisioterapia e no tratamento da dor lombar. O que nem todo mundo sabe é que o Pilates é também uma prática recomendada para todas as idades, desde a infância até a terceira idade. Conheça alguns dos seus benefícios em cada fase:

Pilates para crianças

No Brasil, a prática de atividades físicas na infância é incentivada há anos nas escolas e no ambiente familiar. Aulas de balé, futebol, natação e tantos outros esportes fazem parte da rotina de muitas crianças que tem acesso à educação física. Mais recentemente, porém, as escolas e profissionais da área começaram a valorizar o Pilates como atividade física para esta população.

Além de trabalhar aspectos de desenvolvimento do corpo como habilidade motora, melhora da postura e equilíbrio, o Pilates para Crianças pode ajudar também na capacidade de concentração, foco e integração dos pequenos. O programa engloba aulas exclusivas para crianças, promovendo um ambiente mais descontraído do que em outros grupos.

A formação do indivíduo em sua integridade, num processo educativo baseado no movimento como forma de expressão humana, é um dos diferenciais de quem trabalha esta “especialidade”do método, segundo a educadora Physio Pilates – Polestar, Carla Pyrrho. Para Carla, desenvolver o princípio da autonomia do movimento nas crianças, com base nos princípios de Joseph Pilates, é fundamental neste processo.

Mas a educadora ressalta: “é preciso estar aberto às possíveis trocas, à imprevisibilidade e à plasticidade dessa turminha linda”.

Pilates na idade adulta

Podemos afirmar que na idade adulta é quando mais se pratica Pilates, ou ao menos que o Pilates é uma prática comumente associada à esta fase da vida. Atletas, donas de casa, administradores, pessoas saudáveis ou com dor, homens e mulheres, independente do perfil, podem-se beneficiar deste método.

Os benefícios do Pilates são inúmeros, tanto para o corpo – com o refinamento da coordenação motora, ganho de força e mobilidade, eficiência de movimento e postura adequada – como para a mente: rejuvenescimento mental e espiritual, integração de mente/corpo/espírito, sensação de bem estar, melhora da qualidade de vida, dentre tantos outros.

Durante a vida adulta, especialmente para quem tem uma rotina voltada à vida profissional, o Pilates pode funcionar tanto como solução para problemas posturais causados por excesso de tempo sentado ou como prevenção de patologias mais comuns, quanto como uma válvula de escape para o stress do dia a dia.

Seja qual for o seu objetivo com o Pilates, tenha certeza de que ao praticá-lo, estará beneficiando tanto o seu corpo quanto a sua mente.

Pilates na terceira idade

Nas últimas décadas, a expectativa de vida tem aumentado em todo o mundo, e com ela o crescimento da população idosa é inevitável. Para a manutenção de uma vida saudável, ao longo destes anos “adicionais” que a população tem vivido, faz-se necessária a prática de atividades físicas, adaptada às necessidades deste grupo.

O Pilates apresenta-se aqui como uma opção segura e adequada para a terceira idade, permitindo o trabalho de corpo e mente numa perspectiva diferente da utilizada com outras populações. Com este método, pode-se combater o sedentarismo comumente instalado na rotina de idosos, bem como proporcionar melhorias em aspectos fundamentais para este grupo: equilíbrio, flexibilidade e consciência corporal.

Independentemente do tipo de limitação que cada aluno possui, o Pilates pode ser uma força motivadora e com poder de diminuição de problemas do dia a dia, desde o momento de vestir a roupa ou a capacidade de estar sozinho durante o banho.

Através de exercícios em aparelhos e com acessórios, os professores podem desenvolver aulas específicas para as necessidades de cada grupo, que podem variar desde tratamento de dores, como desenvolvimento de força muscular e ainda aumento do equilíbrio, que é um fator crítico para esta faixa etária.

O Pilates tem-se mostrado, ano após ano, como um método consistente e eficiente para o trabalho com diversas populações, e acreditamos que todos podem se beneficiar, de uma forma ou de outra, do método.

“As aulas de pilates são tão democráticas que atendemos crianças, jovens, adultos, gestantes, idosos, atletas, pessoas que estão se recuperando e já estão liberadas para mover, pessoas com deficiência física e todos que estiverem dispostos a se mover. Nossa missão, como profissionais do movimento e da saúde, é proporcionar para todas essas pessoas, inclusive e especialmente as que sofrem com dores crônicas, experiências positivas de movimento”, afirma a Mentora em treinamento Physio Pilates – Polestar, Marcela Andrade.

E você, pratica Pilates? Ou trabalha com alunos de diferentes populações?

, , , ,
Post anterior
Pilates com bola na Gravidez: do lúdico ao perigoso
Próximo post
O Método de Exercício Pilates: Eficácia no Tratamento da Dor Lombar Crônica e Limitações de Intervenção

Posts Relacionados

Pilates e danca no Brasil

O Pilates e a Dança no Brasil

Muitos conhecem a história de Joseph Pilates, criador do Método Pilates, e de como o seu trabalho de Contrologia começou quando foi exilado no período da I Guerra e trabalhou num hospital com outros exilados e mutilados. Foi neste momento em que o famoso Joseph Pilates iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu