Classic Line Physio Pilates

Linha Clássica de Equipamentos – Do projeto de Joseph Pilates à fabricação de novos equipamentos

Desde 1997, a educadora física Adriana Trotta está envolvida com o Pilates Clássico no Brasil. Aluna de Romana Kryzanowska (discípula direta de Joseph Pilates, criador do método Pilates), Adriana Trotta deu inicio a sua primeira formação em 1998 e desde então trabalha com Pilates. De lá pra cá, abriu sozinha o seu próprio estúdio de Pilates na casa da mãe, fez novas formações, ampliou seu espaço de trabalho, fez parcerias com diversos profissionais e continuou estudando os princípios aprendidos por ela há mais de duas décadas. Para Adriana, hoje o maior desafio ainda é informar sobre o que realmente é o método Pilates, por isso ministra cursos, palestras e workshops sobre o método em eventos por todo o País.

“A Metodologia desenvolvida por Joseph Pilates é completa, eficiente e pode ser adaptada a qualquer praticante e ser direcionado para vários objetivos (atender idosos, pessoas com problemas ortopédicos crônicos, melhorar a performance de atletas, etc.). O profissional que se aprofunda nos estudos, aplica o método em seu próprio corpo e entende como ele funciona tem em suas mãos um método comprovado por mais de 50 anos de prática!”

Adriana Trotta é especialista em Pilates Clássico com 20 anos de experiência no método

Apesar de muito ainda se debater sobre o conceito do Pilates Clássico e as diferenças entre esta abordagem e o Pilates Contemporâneo, Adriana Trotta define-o como “um método que trabalha com os exercícios que Joseph Pilates utilizava na mesma ordem para o reformer e o mat, com a mesma finalidade e usando somente os aparelhos e acessórios desenvolvidos pelo seu criador”. Neste sentido, e atendendo a uma necessidade do mercado nacional, Adriana realizou recentemente uma parceira com a Physio Pilates, juntamente com a educadora física Aline Haas, para o desenvolvimento de uma linha de equipamentos e acessórios focados exclusivamente no Pilates Clássico, tal como projetado por Joseph Pilates. O processo colaborativo desenvolvido entre estas profissionais e a Physio Pilates envolveu otimizações nos aparelhos clássicos e resultou no lançamento da nova Classic Line.

Uso de equipamentos e acessórios no Pilates Clássico

“Geralmente trabalhamos somente com os aparelhos e acessórios criados por Joseph Pilates e não sentimos a necessidades de usarmos mais nada. Tudo que ele desenvolveu atende completamente todas as necessidades, de qualquer pessoa, com qualquer limitação”, afirma Adriana Trotta. Mesmo reconhecendo o trabalho de mat (solo) como talvez o mais importante neste método, a especialista em Pilates Clássico acredita que os aparelhos ajudam a “desenvolver nossos pontos fracos para podermos executar com total consciência e controle (e todos os outros princípios) todos os movimentos com corpo livre”, por isso considera fundamental uma linha de aparelhos fiel ao projeto de Joseph.

Composta por oito equipamentos principais, entre reformer, chairs e barrels, e mais 7 acessórios, a linha clássica da Physio Pilates traz mais precisão com relação aos projetos originais de Joseph Pilates, sem deixar de lado a qualidade e tecnologia que a estrutura industrial da Physio Pilates proporciona. O Classic Reformer, por exemplo, está profundamente enraizado no projeto original de Joseph Pilates, permitindo mais fluidez nas transições em um dos Reformers mais silenciosos do mercado. Nesta versão, o reformer acompanha alças de couro, bastões e caixa. Já o Classic Cadillac se diferencia do Trapézio contemporâneo pelo seu design e outros detalhes, como a barra-torre em madeira ao invés de alumínio.

A Classic Line conta ainda com três tipos de cadeiras clássicas: a High Chair ou Eletric Chair, que era considerada por Joseph como o “Reformer na Vertical” e visava promover opções de exercícios para pessoas com deficiência de movimento; a Arm Chair ou Baby Chair, que é considerada uma excelente ferramenta do Pilates para desenvolvimento de estabilidade escapular e restauração do equilíbrio e força para alunos com maiores dificuldades, especialmente na parte superior do corpo; e talvez a cadeira mais conhecida no mercado de Pilates, a Wunda Chair, marcada pela robustez, durabilidade e segurança do seu projeto original. O mais interessante da Wunda Chair – um fato desconhecido por muitos profissionais – é que ela pode ser usada tanto como cadeira de exercícios no estúdio de Pilates quanto como poltrona, em apartamentos ou pequenos espaços. Esta versatilidade é marcante nos projetos de Joseph e foi preservada nos aparelhos da Classic Line Physio Pilates.

Compõem ainda esta linha clássica o Ladder Barrel, o Pedi Pole e o Spine Corrector, juntamente com diversos acessórios criados por Joseph Pilates, como o Push UP Device, os Foot e Toe Corretors, o Neck Stretcher e muitos outros fabricados pela Physio Pilates. Dentre os principais aparelhos e acessórios utilizados no Pilates Clássico, Adriana Trotta destaca o uso da Wunda Chair, que proporciona mais possibilidades de movimentos e exercícios, e o Magic Circle, que pode ser usado como acessório em quase todos os exercícios de solo e em alguns exercícios do Reformer e do Cadillac, ajudando a “descobrir a conexão do movimento do corpo com o Power House”.

Consideradas atualmente referências em Pilates Clássico no Brasil, Adriana Trotta e Aline Haas afirmam que sentiram muita diferença nos acabamentos dos equipamentos e na qualidade das peças utilizadas nesta nova Classic Line, e acreditam que estes aspectos resultam num melhor funcionamento dos aparelhos e segurança para o praticante.

“São os equipamentos mais precisos, seguros e bonitos do mercado”, afirmam.

Se ainda não conhece a nova Classic Line da Physio Pilates, acesse agora mesmo nosso site e consulte condições especiais de aquisição: bit.ly/classic-line-physio-pilates

, , , , , ,
Post anterior
5 dicas para impulsionar seu Studio de Pilates no Instagram
Próximo post
4 dicas para um bom atendimento no seu Studio

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu