Junho Vermelho mobiliza empresas em todo Brasil

Junho Vermelho

Parceiros ajudam a disseminar a importância da doação de sangue entre colaboradores e clientes

Teve início no dia 1º deste mês, a campanha Junho Vermelho, que desde 2014 ilumina importantes pontos de diversas capitais, visando chamar a atenção dos brasileiros para a importância da doação de sangue, principalmente durante o inverno.

Nos meses mais frios, os estoques dos hemocentros atingem níveis críticos. A situação torna-se ainda mais grave com a chegada das férias escolares e o aumento no número de acidentes ocorridos em estradas, que geram maior demanda de transfusões nos hospitais.

A campanha, que, conforme lei vigente em diversas regiões do País, vem recebendo cada vez mais adesões e apoio de instituições públicas e privadas, como o Espaço Itaú de Cinema, Shopping Pátio Batel (PR) e a Amil. Um desses parceiros é o Hospital Israelita Albert Einstein, que iluminou algumas das unidades de sua rede com a cor vermelha e vem divulgando a iniciativa em suas plataformas. “Todos os hospitais dependem de sangue para os pacientes, especialmente os graves. No caso do Einstein, que realiza mais de 250 transplantes por ano, é muito importante estar com os estoques em dia. Nessa época do ano, com a chegada do frio, há poucos doadores. Essa campanha é importante, pois reforça e estimula a doação”, ressalta José Mauro Kutner, gerente médico do banco de sangue do Einstein.

O Hospital Sírio-Libanês, também parceiro do Junho Vermelho, recebeu aproximadamente 8 mil doações de sangue em 2016, sendo 6.400 bolsas de sangue total e 1.650 de doações automatizadas. “Desses números, em média, 80% são pessoas que já têm a doação como hábito. Por isso, essas campanhas são importantes para atrair mais doadores esporádicos e também para que essa boa ação se transforme em rotina entre mais pessoas”, explica o Dr. Silvano Wendel, diretor do Banco de Sangue do Hospital Sírio-Libanês.

Apoiador desde 2011, ano de fundação do Movimento Eu Dou Sangue, o Instituto CCR promove campanhas para conscientizar colaboradores e usuários das estradas das quais o grupo é concessionário. “Lidamos com seres humanos e a preservação da vida em nosso dia a dia. Com a criação em 2014 do Instituto CCR, entidade privada sem fins lucrativos, todo o Grupo CCR passou a apoiar essa causa de maneira corporativa devido a sua importância afinal mais de uma vida pode ser beneficiada com uma única doação”, destaca Dr. José Antônio Coelho Júnior, médico cirurgião-geral e coordenador de Qualidade de Vida da Companhia.

A Avianca Brasil, uma das principais companhias aéreas brasileiras, vê a adesão ao Junho Vermelho como oportunidade para expandir a conscientização sobre a cultura da doação de sangue. “Todo ser humano precisa exercer a cidadania e praticar solidariedade com o próximo. Não mediremos esforços para mobilizar clientes e colaboradores para a doação voluntária solidária”, ressalta Tarcísio Gargioni, vice-presidente da empresa.

Com diversas formas de apoio e divulgação, também é parceira da campanha a Rede Cinemark que exibe mensagens sobre o Junho Vermelho antes do início dos filmes. “Vemos nessa parceria uma forma de oferecer nossa mídia em tela para que a mensagem se multiplique e incentive as pessoas a aderirem a essa causa, que pode ajudar a tantas pessoas no Brasil”, afirma Bettina Boklis, diretora de Marketing.

Para Andreia Flores, gerente de marketing do Banco Daycoval, “o Junho Vermelho está sempre no calendário devido a sua importância não só como campanha, mas como iniciativa solidária. Como o Banco está em um dos principais pontos da cidade e de grande circulação, aderimos a causa por ser uma forma de conscientização da população”. A instituição é parceira do Junho Vermelho desde 2014, e ilumina a sua sede, na Avenida Paulista, para marcar o apoio a diversas iniciativas ligadas à saúde.

A Physio Pilates, empresa de equipamentos e cursos de formação, oferece desconto em equipamento e aos alunos nos studios parceiros que comprovarem ter doado sangue este mês. Segundo a coordenadora de Marketing da instituição, Ariane Carvalho, a campanha Junho Vermelho é fundamental para conscientizar sobre a importância desse ato, pois menos de 2% da população brasileira doa regularmente. “Ao doar sangue, as pessoas estão ajudando a salvar vidas, e nós, que nos preocupamos tanto com a saúde, não poderíamos ficar de fora dessa campanha. Para incentivarmos, transformamos esse ato de solidariedade em descontos”.

Junho Vermelho

Promovido pelo Movimento Eu Dou Sangue, o Junho Vermelho ilumina monumentos e pontos referenciais das principais cidades brasileiras. Além do propósito de estimular as doações no inverno, a escolha desse mês baseia-se no Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As idealizadoras da campanha, Debi Aronis e Diana Berezin, envolveram-se com a causa em 2011, depois de enfrentar um problema de saúde na família. “Somente quem vive a dificuldade de conseguir sangue sabe a importância das doações. Depois de sentir na pele o que é isso, decidimos disseminar e promover a conscientização para que esse se torne um hábito na vida do brasileiro”, explica Diana.

O sucesso da iniciativa é comprovado pelos números registrados durante as campanhas anteriores. Em junho de 2016, as doações de sangue no Estado de São Paulo aumentaram 30% na comparação com o mesmo período de 2015.

PARA A IMPRENSA:

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Jornalista responsável: Jéssica Almassi; jessica.almassi@viveiros.com.br

Assistente de jornalismo: Rosangela Sousa; rosangela@viveiros.com.br

11 3675-5444

 

Doe sangue, Junho Vermelho, Physio Pilates, Pilates
Post anterior
A importância da respiração no método Pilates
Próximo post
Método Pilates: Qualidade no ensino

Mais Posts:

Criança pode praticar pilates?

Criança pode praticar pilates?

Pilates
Por Maria Militão Pode e deve! Desenvolvendo um corpo inteligente com o método pilates! Joseph Pilates afirmou em seu livro que “com a respiração e a postura corretas, a criança…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This