Enja Schenck no Arcus

Do Pilates Clássico ao Arcus – Momentos imperdíveis da 6ª Conferência Physio Pilates

Alegria, movimento, receptividade, risos, sorrisos, experiências, trocas… assim foi a 6ª Conferência Physio Pilates que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro em Salvador, na Bahia. Com o tema “Pilates de Qualidade – da Origem ao Futuro”, o evento já surgiu com o desafio de superar os resultados positivos da edição anterior, em 2016, quando foram comemorados os 25 anos da Physio Pilates.

Nesta sexta edição da Conferência Physio Pilates, que contou com o patrocínio da Aqua Aroma, Grou e +Q Pilates, mais de 400 participantes, entre profissionais de movimento, estudantes e empresários, reuniram-se durante três dias de evento para experimentar, debater e vivenciar o que há de melhor no mercado de Pilates. Para cumprir com o compromisso de levar ainda mais qualidade e novidades para este público, foi montada uma programação com mais de 60 atividades, entre workshops e aulas, e um time de 38 palestrantes nacionais e internacionais, dentre eles Brent Anderson, Enja Schenck, Madeline Black, Viktor Uygan, Blas Chamorro, Adriana Trotta e Alice Becker, presidente da Physio Pilates. Algumas atividades tiveram suas inscrições esgotadas semanas antes do evento começar, como foi o caso do workshop “Movimentos de Pilates e o Quadril Posterior-Lateral”, ministrado por Madeline Black (EUA) e o circuito “Torácica Móvel, Cervical Saudável e Feliz”, de Rafael Spíndola (Brasil).

Como não podia deixar de ser, o evento começou no dia 16 de novembro surpreendendo a todos que estavam presentes, com uma performance de dança feita por Alice Becker seguido de um abraço coletivo, simulando a logomarca da Physio Pilates, que representa com leveza e sensibilidade a união de pessoas, a flexibilidade e o desejo contínuo que a empresa tem de compartilhar conhecimentos, experiências e boas energias. Logo depois, presidente da Polestar Pilates, Brent Anderson, apresentou seu discurso comemorando os 20 anos de Polestar no Brasil e por fim uma apresentação musicada, sob a condução de Geórgia Oliveira, diretora de formação da Physio Pilates. Unindo música, movimento, qualidade de execução e trabalho em equipe, Geórgia comandou um grupo de 20 mentores, mentores em treinamento e educadores da Physio Pilates que executaram exercícios no Studio Reformer ao som de música ao vivo.

Nos dias que se seguiram, os conferencistas participaram de workshops e aulas nos quais puderam praticar exercícios de Pilates, Corealign, Gyrotonic, Gyrokinesis e Flymoon. Nas horas livres, o público lotou os Playgrounds do evento, onde aulas de 30 minutos permitiam a experimentação de equipamentos e acessórios mais tradicionais como Reformers e Discos de Rotação, e aparelhos mais inusitados, como o MOTR e o Arcus. Este último, desenvolvido pelo fisioterapeuta e professor de Pilates, Gustavo Mendes de Oliveira, em parceria com a Physio Pilates, foi um dos destaques do evento. Projetado para desenvolver novos exercícios inspirados tanto no Pilates quanto no treinamento funcional e na fisioterapia, o equipamento comporta até quatro pessoas em simultâneo e permite a combinação com outros equipamentos e acessórios, permitindo aos estúdios de Pilates ampliarem a sua capacidade de atendimento, mesmo quando há limitação de espaço. Ele é adequado também para cadeirantes, tanto em fase de reabilitação quanto para realização de atividades físicas, respeitando e desafiando os limites do aluno. Mas a multifuncionalidade do Arcus não para por aí! Nesta Conferência foi lançado o primeiro acessório criado especialmente para ele: a Prancha do Arcus. Podendo ser usado em posição em pé, sentada ou deitada, este acessório foi uma das atrações do Playground da Conferência, onde dezenas de participantes experimentaram exercícios inéditos e divertiram-se ao simular movimentos do Surf.

Para fechar o evento com chave de ouro, a Physio Pilates preparou outro lançamento e apresentou, durante a Conferência, a sua nova Classic Line, composta por equipamentos do Pilates clássico / original, com medidas e funcionalidades originais de Joseph Pilates e o toque de qualidade em engenharia e design que somente a experiência e know-how de mais de 25 anos da Physio Pilates/Balanced Body podem proporcionar. O processo colaborativo desenvolvido com as professoras Adriana Trotta e Aline Haas, ambas com quase 20 anos de experiência na metodologia clássica, produziu otimizações nos aparelhos clássicos e resultou em seis equipamentos que podem ser considerados os mais precisos, seguros e bonitos do mercado. “Sentimos muita diferença nos acabamentos e na qualidade das peças, o que resulta num melhor funcionamento dos aparelhos e segurança para o praticante”, afirmaram Adriana e Aline acerca da nova linha. Os participantes puderam experimentar os novos equipamentos durantes os workshops e aulas do Classic Pilates Meeting, que ocorreu em paralelo à 6ª Conferência Physio Pilates, com a presença de Enja Schenck, criadora do pilatesscience.org e que esteve pela primeira vez no Brasil durante o evento; Cecilia Panelli, profissional de Pilates certificada por Romana Kryzanowska e autora do livro “Método Pilates de Condicionamento do Corpo […]”; e Adriana Trotta, referência no Pilates clássico / original no Brasil.

Para Cláudio Soares, CEO da Physio Pilates, o evento superou as expectativas e foi um “trabalho de comunidades que se encontraram através de cada uma das pessoas que esteve lá (…) Gente muito querida circulando nos espaços com tantos sorrisos e trocas, com tanto respeito e alegria! Gente compartilhando de maneira tão bonita o que descobriram através de muito estudo e dedicação”. Não seria exagero então afirmar que a 6ª Conferência Physio Pilates trouxe uma experiência incrível aos que dela fizeram parte, com alegria e amor partilhados por cada conferencista e guardados com carinho pela equipe da Physio Pilates.

Melhor do que isso, só a notícia de que a próxima edição da Conferência já tem data marcada: conferencia.physiopilates.com/.

, , , , ,
Post anterior
Atenda melhor clientes de estaturas diferentes com a Barra Infinity
Próximo post
4 dicas para abrir seu estúdio de Pilates

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu