Marketing de Relacionamento: 7 dicas para implantar em seu Studio de Pilates

Clientes satisfeitos sempre voltam.

Essa máxima torna-se ainda mais verdadeira quando falamos de Marketing de Relacionamento, um conjunto de ações e estratégias adotadas por empresas dos mais variados segmentos para construir e manter uma relação de confiança com os seus clientes.

Com os estímulos certos, de simples compradores eles podem ser convertidos em uma base sólida de fãs, defensores e divulgadores da sua marca, estreitando o caminho para a fidelização.

Uma boa experiência, construída por meio de ações contínuas, contribui para que o cliente se sinta confortável para indicar sua marca para pessoas que integram o seu círculo social – amigos, colegas e familiares – além de compartilhar depoimentos favoráveis em canais digitais de comunicação.

Confira a seguir uma lista com 7 dicas de como usar toda a potencialidade do Marketing de Relacionamento para fazer seu Studio de Pilates se destacar.

1. Conheça seu público antes de começar

O primeiro passo em qualquer relacionamento que se inicia é buscar conhecer bem a pessoa com quem dialogamos.

No Marketing de Relacionamento não é diferente. Para que a sua estratégia tenha um bom retorno, é preciso que sua empresa alimente e administre de maneira regular um banco de dados com informações detalhadas sobre os seus clientes.

Dessa maneira, será possível identificar os diferentes perfis de público que consomem seus produtos e serviços, separando-os de acordo com suas características, hábitos e costumes.

Exemplo: homens, mulheres, adolescentes, adultos, clientes frequentes, clientes esporádicos, clientes que geram mais receita, entre outros critérios que podem ser estabelecidos.

Identificados os públicos, será possível utilizar abordagens mais eficazes e personalizadas de acordo com cada perfil, despertando neles a percepção de serem especiais e aumentando as chances de que voltem a comprar com você.

Para que esse processo de identificação seja eficiente, é preciso que essa lista de dados seja sempre atualizada. Pesquisas de opinião podem ser uma alternativa para que os clientes já captados forneçam informações adicionais.

2. Invista no atendimento ao cliente

Para assegurar que a aproximação com o cliente ocorra de maneira natural e eficaz, é preciso garantir que ele se sinta bem acolhido desde o primeiro contato – seja no seu Studio, por telefone ou em algum canal de comunicação online.

Para isso, é preciso que a cultura organizacional da sua empresa esteja bem alinhada entre todos os seus colaboradores, investindo no treinamento de sua equipe de atendimento e vendas.

Além da simpatia no atendimento, é fundamental que a equipe tenha pleno conhecimento sobre os serviços e produtos oferecidos pelo seu Studio, para que todos os profissionais sejam capazes de resolver qualquer dúvida ou questionamento apresentado, oferecendo ao cliente as soluções que ele precisa, no momento adequado.

Ser prestativo, responder de maneira clara e rápida, buscar soluções e estar disponível para acatar sugestões, comentários e reclamações são consideradas boas práticas para aproximar o cliente da sua marca.

3. Ofereça canais de comunicação acessíveis

Tendo capacitado sua equipe para melhor atender seus clientes, o próximo passo na construção desse relacionamento é disponibilizar canais de comunicação nos quais eles poderão tirar dúvidas e expressar suas opiniões, sejam elas elogiosas ou críticas.

Coletar essas informações é fundamental para compreender as reais dores e questões que interessam ao seu público, possibilitando o direcionamento de ações específicas para contemplá-lo.

Ouvir os seus clientes é uma ótima oportunidade para conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa na percepção de que mais interessa, além de possibilitar corrigir falhas e melhorar processos por meio desses feedbacks, mostrando ao consumidor que a opinião dele importa e é acatada.

4. CRM: Personalize seus contatos com o auxílio da tecnologia

Para otimizar as estratégias definidas para auxiliar na sua relação com o público, muitas empresas utilizam uma ferramenta de CRM – Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente – software que ajuda na automatização dos processos estabelecidos para gerenciar e analisar as interações com os seus clientes.

Com o CRM, é possível registrar uma série de informações sobre clientes atuais e potenciais, como nome, telefone, endereço, idade e gênero, além de poder catalogar dados sobre as mais diversas interações que ele teve com a sua empresa, como os e-mails que abriu, seções do seu site que visitou e quando ligou ou atendeu suas ligações, ajudando a definir em qual etapa do processo de vendas está, e se foi conquistado ou não.

5. Estabeleça programas de fidelidade

Uma das ferramentas mais comuns do Marketing de Relacionamento, o programa de fidelidade é uma ótima alternativa para despertar em seu cliente a percepção de que é vantajoso manter uma relação comercial com a sua empresa.

Para tanto, é preciso oferecer alguma vantagem – brindes ou descontos – para que o cliente prefira fazer negócio com você, ao invés de optar por um concorrente. Para ter certeza de que o benefício oferecido será interessante para ele, é importante analisar os seus dados que foram coletados previamente.

Leve em conta que a finalidade das bonificações oferecidas é gerar lucro para seu Studio, então estabeleça uma dinâmica que seja sustentável na hora de definir a premiação que será ofertada.

6. Ofereça produtos ou serviços exclusivos

Com uma demanda cada vez maior por personalização por parte dos consumidores, é preciso que as empresas busquem ir além de ofertar produtos e serviços genéricos, que servem a qualquer pessoa.

Uma dica para fazer com que o cliente se sinta tratado de maneira especial é oferecer mimos exclusivos para ele, de acordo com as informações coletadas sobre o seu perfil, criando um vínculo mais forte e de longo prazo. Afinal, se a sua particularidade está sendo contemplada, é porque a empresa o conhece bem.

7. Invista no pós-venda

Um dos grandes erros que empresas cometem é acreditar que o processo que envolve a conquista do cliente se encerra na ocasião em que a venda é efetuada. No Marketing de Relacionamento, é justamente no pós-venda que serão dados passos adicionais para construir uma relação duradoura com o seu cliente, para que ele siga comprando com você em oportunidades futuras.

Uma boa alternativa para manter esse contato ativo é enviar e-mails com finalidades específicas, como pesquisas de satisfação para saber o grau de satisfação dele com o produto ou serviço adquirido, captando mais informações relevantes para entender o que deu certo e o que pode ser melhorado, além de mensagens com novas ofertas e descontos exclusivos.

Dessa maneira, será possível aprimorar a experiência do seu cliente, convertendo-o em um árduo defensor e divulgador da sua marca.

Viu quanta coisa boa o Marketing de Relacionamento pode agregar ao seu Studio de Pilates? Deixe uma mensagem comentando o que achou das nossas dicas ou compartilhando outras.

, , , , , , ,
Post anterior
Como trabalhar o Pilates para deficientes visuais?
Próximo post
Transtorno do Espectro Autista: o Pilates como aliado no tratamento

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu