como conquistar mais alunos para o studio de pilates

Como conquistar mais alunos para o studio de Pilates?

Quem trabalha com Pilates ou atividade física em geral sabe: a concorrência não para de crescer. A cada studio ou academia concorrente que surge na região parece que fica mais difícil conquistar alunos para meu studio de Pilates.

Para alguns pode parecer até impossível conquistar novos alunos, mas a realidade é que você só precisa de um olhar estratégico. Mesmo quem possui um excelente serviço precisa elaborar formas de captar clientes para não ser engolido pela concorrência.

Quer entender quais são as melhores estratégias para conquistar alunos para meu studio de Pilates? Continue a leitura, separamos quatro dicas essenciais para você.

Como atrair novos alunos?

Conquistar alunos para o studio de Pilates é questão de paciência e ações de divulgação bem alinhadas com seu espaço. As dicas abaixo não são uma fórmula mágica, elas exigem muita dedicação e tempo para funcionar. Mas garantimos que os resultados serão satisfatórios caso realizados de forma estratégica. É importante salientar que algumas vezes não temos esse viés mercadológico e estratégico, pode ser bacana conversar com um outro profissional, buscar uma consultoria ou uma pessoa que entenda do assunto para tocar o esta parte do negócio. Mas, vamos aos passos:

1. Entenda o público alvo do seu studio

O principal erro ao tentar atrair novos clientes é fazer divulgar em todo lugar sem ter um público alvo em mente. Muita gente gasta dinheiro com panfletos, flyers e até outdoors e mesmo assim não tem retorno em alunos. O motivo é simples: esses meios de comunicação não atingiram o cliente ideal.

Para descobrir seu público alvo adequado comece estudando quem já treina no seu studio. Entenda por que essa pessoa treina, quais são os benefícios da prática, como ela chegou até você e quais meios ela mais utiliza. Com esses dados já é possível conhecer melhor seu público e definir qual é a melhor forma de alcançá-lo.

2. Tenha um site e redes sociais

Como você vai conseguir novos clientes se não souberem que você existe? O primeiro passo para ser notado é ser visto! E, atualmente, não existe forma melhor e mais barata do que estar presente online. Não importa a faixa etária ou nicho de mercado com a qual você trabalha, existem altas chances de estarem presentes online.

Mesmo quem trabalha com idosos precisa ficar atento ao meio virtual. De acordo com a pesquisa PNAD de 2017 o público na terceira idade é o que mais cresce na internet. Sabe o que isso significa? Que mesmo as vovós e vovôs que praticam Pilates para aliviar as dores na coluna podem te encontrar no Instagram ou no Google.
Não se engane pensando que basta ter um site para conseguir alcançar o público correto. Além do site é importante investir em conteúdo para redes sociais que te ajudem a tornar-se conhecido e referência na sua área.

3. Entenda o ciclo de vida do cliente

Cada cliente passa por um ciclo de vida que vai desde o conhecimento da marca, passa pelo período de cliente e pode chegar até defensor do negócio. Um studio de sucesso que deseja continuar a atrair novos alunos e fidelizar os atuais precisa compreender muito bem esse ciclo.

Ou seja, você precisa entender como os clientes chegam a conhecer sua marca, o porquê eles fecham um contrato e começam a treinar com você. Depois disso ainda é preciso encontrar formas de fidelizar esse cliente e transformá-lo em um fã.

Mas por que compreender cada uma dessas etapas? Elas te ajudam a elaborar ação para conseguir novos clientes ou de fidelização com mais eficiência. Compreendendo as formas que um novo aluno chega até você, por exemplo, será possível definir onde é melhor divulgar seu negócio. Entendendo o porquê ele fecha o contrato você entende melhor o seu diferencial… e assim suscetivamente.

4. Realize parcerias com outros profissionais ou negócios

Existe uma forma excelente de ser visto e aprender como conquistar alunos para o studio de Pilates: fazer parcerias. Encontre um local na sua região que atende um público similar ao seu público alvo, depois ofereça uma parceria com vantagem para as duas partes ou busque marcas consolidadas que ofereçam algum tipo de parceria para agregar valor ao seu negócio…

Parcerias podem acontecer entre diversos tipos de negócios. No entanto, é importante delimitar bem o que está envolvido. Assim, nenhuma das partes sai prejudicada e os dois conseguem lucrar com a ação.

Realizar eventos em outros espaços, como academias e spas também te ajudam a ganhar visibilidade. Quem deseja aprender como conquistar alunos para seu negócio nunca deve perder oportunidades de posicionar-se como especialista e dar aulas para um público similar ao seu. Outra característica bem importante é sempre buscar workshops, cursos, aulas e ir atras de um melhoramento pessoal e profissional.

O que achou dessas dicas? Pronto para colocá-las em prática? Aplique cada uma delas em seu studio e perceba a melhora no fluxo de clientes. É claro que não basta atrair pessoas novas. Também é necessário oferecer um excelente serviço em um ótimo espaço para conseguir manter cada um desses consumidores.

, , ,
Post anterior
Quanto cobrar por uma aula de Pilates?
Próximo post
Pilates emagrece?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu