Acessórios indispensáveis no ambiente do Pilates

Acessórios indispensáveis no ambiente do Pilates

Muito se fala acerca da variedade de exercícios do Pilates e sobre a necessidade de se criar aulas dinâmicas para os alunos. Quando planejamos a abertura de um studio de Pilates ou sequências de exercícios para as aulas, é comum pensarmos em quais equipamentos são essenciais para o nosso espaço e de que forma distribuir as turmas entre os aparelhos. Muitas vezes os acessórios de Pilates ficam em segundo plano e são usados apenas no início ou no final das aulas, deixando de se aproveitar todo o potencial destes pequenos aparelhos. Por isso, preparamos este artigo para ajudar vocês com informações e inspirações para tirarem melhor proveito dos nossos queridos acessórios.

Rolos

Os foam rollers, também chamados de Rolo Soft ou Rolo Magic, são acessórios frequentemente encontrados em studios de Pilates, mas também em academias e clínicas de fisioterapia. Com múltiplas funcionalidades, os rolos podem ser usados para melhorar a nossa consciência corporal e para dar suporte na ativação de músculos do abdómen e pernas, por exemplo.

Através da desestabilização da superfície de apoio do aluno, pode-se trabalhar a mobilidade, a estabilidade e o controle corporal, com exercícios simples e ao mesmo tempo desafiadores. Encontrados em diferentes tamanhos, formatos, materiais e cores, os rolos são uns dos acessórios queridinhos de qualquer instrutor de Pilates.

Sendo um dos modelos mais conhecidos, o Rolo Soft branco é super leve e resistente, e permite a execução de diversos exercícios, como a ponte ou uma série de abdominais no solo. Já o Rolo Magic, por ser feito de espuma especial que não deforma, permite maior conforto aos alunos e pacientes, além de possuir superfície antiderrapante, que permite maior exatidão de movimento.

Seja para complementar os exercícios em equipamentos de Pilates, criar aulas de Pilates Mat ou integrar à rotina no ginásio, os rolos são uma excelente opção para treinar o equilíbrio e a postura dos alunos e pacientes.

Magic circle

Os círculos mágicos, ou Magic Circles como eram chamados pelo seu criador Joseph Pilates, são acessórios de Pilates com formato circular, normalmente feitos de metal e/ou borracha, com suportes laterais almofadados. Muito utilizados para exercícios de perna e braço, utilizam a sua resistência a favor do trabalho de força em diferentes exercícios.

Um dos modelos mais conhecidos, o Flex Ring Toner® é uma versão atualizada do acessório de Joseph, totalmente envolto em um revestimento emborrachado antiderrapante, que o deixa sem bordas afiadas, para você poder usar todas as partes do anel. Seu design de alça fina torna a largura total um pouco mais estreita do que a dos outros Circles, para que ele tenha melhor ajuste a vários tipos de corpos, mantendo assim a deflexão e a resistência similares. Mas se conforto é sua prioridade, aconselhamos adquirir almofadas específicas para as alças do Flex Ring, que darão mais maciez no uso deste aparelho.

O Ultra Fit, por sua vez, é uma versão pensada para o uso doméstico. Feito de plástico flexível com um revestimento macio e emborrachado, suas alças acolchoadas no interior e no exterior do anel oferecem conforto superior à maioria dos Magic Circles, sem limitar as possibilidades de exercícios.

Seja pelo conforto ou pela praticidade, os Círculos Mágicos são uma excelente opção de acessório para você praticar Pilates a qualquer hora e em qualquer lugar!

Orbit

Um caminho divertido para um corpo ativo! Assim costumamos nos referir ao Orbit. Criado nos EUA em parceria com a Balanced Body, este acessório já conquistou o espaço nos corações dos pilateiros do Brasil.

Com sua base de madeira acolchoada e rodízios e rodas que permitem fácil deslizamento em qualquer direção, o Orbit trouxe inúmeras possibilidades no repertório de exercícios de Pilates. Girar, flexionar, estender e esticar é possível com este aparelho, que pode ajudá-lo no caminho para um corpo mais longilíneo, forte, flexível e mais saudável, através de exercícios que vão desde o despertar da consciência corporal a exercícios de alta performance.

Experimente criar uma sequência coreografada e divertida, para um público mais jovem na sua academia ou studio, ou ainda invista em aulas de grupo dinâmicas e desafiantes. Com o Orbit é possível incrementar as aulas de Pilates e atrair mais pessoas sem precisar fazer um grande investimento ou ter uma sala exclusiva para o equipamento. E por falar em equipamento, o Orbit pode ser usado individualmente ou em conjunto com outros aparelhos de Pilates, como a Chair na execução no Swan from Floor. Suas duas alças laterais ainda facilitam o seu transporte e armazenamento, por isso não há dificuldades quando o assunto é Orbit.

Seguro tanto para carpete como para pisos de madeira, o Orbit te permitirá rolar através de um treino divertido, de corpo inteiro, que fortalece, alonga e desafia em múltiplos planos!

Flymoon®

Um arco, uma concha, uma curva, uma meia lua… Muitas vezes confundida com a clássica Meia-Lua, acessório criado pelo próprio Joseph Pilates, a Flymoon surgiu da ideia da dançarina Clara F. Trigo em utilizar a Meia-Lua de modo invertido, com a parte côncava para cima.

Ao virar o acessório de ponta-cabeça, Clara descobriu uma série de possibilidades de movimentos, que até hoje são estimulados através da experimentação deste aparelho único! Com a Flymoon você trabalha força, equilíbrio e propriocepção como na infância: imaginando e brincando. Exercícios como o Kneeling Cat no Cadillac, ajoelhado sobre o acessório, por exemplo, torna-se muito mais desafiador.

Podendo ser utilizado de modo individual ou em conjunto com equipamentos de Pilates, na Flymoon podemos balançar, virar, desvirar, tirar os pés do chão e até mesmo sentir-nos flutuar! Uma única peça, portátil e com milhões de possibilidades, que se adapta tanto para ambientes domésticos, quanto para academias, salas de fitness, consultórios de fisioterapia, escolas de dança e, claro, studios de Pilates.

Agora, além de trabalhar com a Flymoon, é possível também adquirir a sua versão com menor largura, carinhosamente chamada de Flymoon Baby, que é perfeita para ser acomodada nos seus equipamentos de Pilates: encaixe na barra de pés dos Reformers, ou na Barra Torre dos Cadillacs e experimente novas possibilidades de movimento.

Produzido em cores que combinam com qualquer espaço, o design da Flymoon foi desenvolvido em parceria com a Physio Pilates, que ajudou assim a dar asas ao trabalho de Clara F. Trigo. Trabalho este que não acabou! A criadora da Flymoon aprofundou mais ainda as suas pesquisas, tornando este acessório também em um método incrível e inovador, que está em constante desenvolvimento. Por isso, se ainda não conhece a Flymoon, vale a pena experimentar!

Variedade de acessórios não falta no ambiente de Pilates. Quer você trabalhe com o Pilates Clássico, que possui os seus próprios acessórios desenvolvidos por Joseph Pilates, com o Pilates Evoluído ou ainda com outros métodos de movimento como o CoreAlign, é certo  que bons acessórios podem se tornar verdadeiros aliados no seu dia a dia. Por isso, pesquise, informe-se, experimente! Nunca é tarde para implementar novidades no seu studio.

E você, quais acessórios considera indispensáveis para o seu trabalho?

, , , , ,
Post anterior
Marketing Pessoal e Studio de Pilates: como eles se relacionam?
Próximo post
Pilates “Contemporâneo” ou “Clássico”

Posts Relacionados

Pilates e danca no Brasil

O Pilates e a Dança no Brasil

Muitos conhecem a história de Joseph Pilates, criador do Método Pilates, e de como o seu trabalho de Contrologia começou quando foi exilado no período da I Guerra e trabalhou num hospital com outros exilados e mutilados. Foi neste momento em que o famoso Joseph Pilates iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu