12 dicas para seu Studio de Pilates ter sucesso em 2020

Planejamento 2020 para Studio de Pilates: 12 dicas para seu negócio crescer.

Com 2019 pertinho do fim, é hora de fazer um balanço geral sobre como foi o desempenho do seu Studio de Pilates no ano que passou, e partir para planejar todos os detalhes que farão parte do próximo.

Para que o crescimento do seu negócio seja consistente, é preciso ter estratégias e metas bem definidas para os próximos 12 meses. Preparamos uma lista com 12 dicas indispensáveis para o seu Studio ter um 2020 de sucesso.

Confira a seguir!

Faça um balanço do último ano

Antes de começar o planejamento para o novo ano, é preciso fazer um levantamento sobre o ano que chegou ao fim, avaliando os resultados das estratégias aplicadas ao longo do período, se as metas estipuladas foram atingidas e se os recursos foram bem aplicados, como foi a relação com o seu público e o desempenho da sua equipe e aproveitando também para checar outros fatores que contribuam para a análise geral.

Este balanço minucioso, observando cada detalhe, servirá como base para guiar os seus próximos passos.

Realize uma Análise FOFA

A Análise FOFA (também conhecida como Matriz SWOT/PFOA) é uma eficiente metodologia de planejamento estratégico utilizada para auxiliar na gestão e no crescimento do seu negócio, fazendo uma avaliação dos ambientes interno e externo a partir de quatro tópicos essenciais:

  • Forças: As vantagens competitivas que seu Studio tem sobre a concorrência. Quais os seus pontos positivos, melhores recursos e atividades de destaque.
  • Oportunidades: São aspectos que influenciam seu negócio positivamente, mas que não são controlados por ele, pois dependem de fatores externos.
  • Fraquezas: As questões internas que prejudicam o desenvolvimento do seu negócio e que precisam ser solucionadas ou melhoradas.
  • Ameaças: São aspectos que exercem uma influência negativa sobre o negócio, mas que estão atrelados a fatores externos a ele.

Uma Análise FOFA bem desenvolvida tem como finalidade unir esses elementos da melhor forma para oferecer um diagnóstico amplo e confiável sobre o seu Studio, integrando todas as suas necessidades para um planejamento seguro e que contemple todas as áreas.

Mais informações sobre a Análise FOFA acesse o site do SEBRAE.

Defina metas

Para que seu planejamento seja eficiente, é preciso contar com objetivos bem definidos. A partir dos dados gerados pela sua Análise FOFA, é possível determinar as melhores metas para o crescimento do seu Studio.

Uma boa dica é fracioná-las em períodos – de curto, médio e longo prazo – tendo cuidado para traçar sempre objetivos reais e palpáveis, capazes de motivar sua equipe e seus colaboradores. É preciso reforçar: todo planejamento exige um acompanhamento regular e uma avaliação constante, para saber o que está ou não funcionando e poder reajustar a rota quando necessário.

Estabeleça seu planejamento financeiro

Para quem está montando ou já tem seu Studio estabelecido, realizar o planejamento financeiro é uma etapa vital para que o negócio cresça de maneira segura e bem organizada, permitindo o cumprimento de metas e a realização de investimentos mais certeiros.

Ter uma planilha bem detalhada com todas as receitas, despesas operacionais, pagamentos e mensalidades ajuda a dar um suporte para que a realização das suas ações seja baseada em informações completas, precisas e realistas.

Para lidar com possíveis imprevistos, é importante também contar com uma reserva de emergência. Outra dica é evitar misturar finanças pessoais com as da empresa.

Com tantos detalhes para ficar atento, é comum que existam dúvidas. Para tornar o monitoramento ainda mais eficiente, contar com a ajuda de um software de gestão financeira pode ser uma boa alternativa.

Nele, todas as informações necessárias estarão reunidas em um só lugar, facilitando a análise dos dados e a sua tomada de decisões. Importante lembrar que o acompanhamento das finanças do seu Studio deve ser periódico, para que o controle seja mantido.

Estude o mercado e os seus concorrentes

Além de avaliar como está o seu negócio internamente, é igualmente importante conhecer as forças e as fraquezas dos seus concorrentes, as estratégias de marketing que utilizam, como se comunicam com o público e divulgam seus serviços, entre outros fatores relevantes ao segmento.

Esta avaliação comparativa contribui para uma melhor compreensão de mercado, oferecendo referências sobre pontos positivos para aplicar ao seu Studio, assim como práticas a evitar.

Pesquisar sobre a situação geral do seu segmento também contribui para identificar fatores que possam impactar o seu negócio, levando em conta aspectos como o que os clientes estão procurando e tendências de comportamento.

Elabore suas estratégias de gestão operacional

Definidas as estratégias do seu negócio, é preciso garantir, por meio de análises e de monitoramento, o pleno funcionamento de todas as tarefas necessárias para assegurar a entrega dos produtos e serviços oferecidos pelo Studio aos seus clientes.

Nesta etapa, você deverá considerar questões de logística, capacidade do estúdio, quadro de funcionários, questões sustentáveis, operação de vendas e marketing e uma série de atributos adicionais.

Uma boa gestão operacional certifica-se de que a execução de todos esses processos seja realizada da maneira mais eficiente possível.

Aproveite os benefícios de um software de gestão

A tecnologia é uma poderosa aliada para ajudar na gestão dos processos e no controle de dados do seu Studio. Um bom software de Pilates proporcionará uma visão mais integrada e segura do seu negócio, permitindo um controle financeiro completo e adequado às suas necessidades.

Automatizando diversos processos internos, será possível amenizar detalhes burocráticos e transferir o foco para a própria prática do Pilates e de quem está envolvido com ela, facilitando a relação entre o professor e seus alunos.

Conheça bem o seu público

Com perfis cada vez mais específicos de consumidores, conhecer os comportamentos de compra, hábitos de consumo, dados demográficos, preferências e demais particularidades do seu cliente contribui para direcionar seus esforços de vendas e de marketing para uma aproximação mais personalizada com este, garantindo uma maior eficiência na comunicação.

Quanto maior o número de informações você tiver sobre seu público atual e potencial, melhor. Pesquisas podem ajudar a validar percepções ou despertar novas, oferecendo um norte para alimentar suas ações e estratégias.

Invista na qualificação de sua equipe

Contar com uma equipe atualizada é um grande diferencial para ser reconhecido de maneira positiva pelo mercado. O estudo sobre o método Pilates nunca deve ser dado como concluído, abrindo espaço para novos conhecimentos, equipamentos, técnicas e habilidades, agregando ainda mais valor aos serviços prestados pelo seu Studio.

Elabore um calendário de marketing

Uma boa maneira de reforçar sua estratégia é criando um calendário de ações promocionais que serão realizadas ao longo do ano, levando em conta datas comemorativas e períodos importantes para o comércio, como Natal e Black Friday, assim como datas específicas do seu segmento, incluindo o aniversário do seu Studio.

Com o calendário definido, será possível planejar antecipadamente campanhas de marketing, promoções e ativações, deixando previsto o que será realizado em cada uma delas. Listar eventos, workshops e palestras que o seu Studio pode oferecer ou participar ao longo do ano também é indicado, o que contribuirá para posicioná-lo como referência no ramo.

Para melhor organizar todas essas informações, há ferramentais digitais acessíveis e simples de usar, como o Google Agenda e Trello. Lembre-se sempre de compartilhar o que for definido com seus colaboradores e fornecedores, para que eles também se programem desde cedo.

Invista em sua presença digital

Com o mundo tornando-se cada vez mais digital a cada novo ano, a necessidade de estar presente no ambiente online é indispensável para o sucesso do seu negócio.

Seja para ampliar sua visibilidade, tornar-se uma autoridade no segmento, interagir com atuais clientes ou captar novos, é preciso traçar uma estratégia digital eficiente, produzindo e entregando conteúdos de qualidade, seja alimentando o blog do seu site com artigos de grande relevância ao público ou produzindo vídeos e peças para compartilhar em suas redes sociais.

Aposte em rendimentos agregados

Além das aulas oferecidas, é possível buscar outras formas de monetizar o seu negócio para incrementar os lucros. Uma boa alternativa é vender itens relacionados ao Pilates com a identidade visual do seu estúdio, como camisetas, toalhas e squeezes.

Gostou das nossas dicas? Faça do nosso blog sua companhia semanal ao longo deste novo ano para estar sempre por dentro do que há de novo e de mais interessante no universo do Pilates!

Desejamos um excelente 2020 a você!

, , , , ,
Post anterior
Quem pode ministrar aulas de Pilates no Brasil?
Próximo post
5 Apps para seu Studio de Pilates bombar nas redes sociais!

Posts Relacionados

Carnaval 2020: 7 dicas para curtir a folia com mais saúde

Contando os dias para a folia?

Falta pouco para começar a edição 2020 da maior festa de rua do mundo! Seja qual for o seu destino para brincar o carnaval, é preciso aproveitar os festejos sem deixar a sua saúde de lado. Com blocos de rua, bailes, micaretas, escolas de samba e festas temáticas, os dias prometem ser intensos para os foliões animados, praticamente uma maratona de alegria!

Para quem já é praticante de Pilates, acompanhar todos os dias de folia não será problema. O método deixa o corpo bem condicionado, oferecendo ganhos na flexibilidade e na resistência muscular, fundamentais para aguentar o pique carnavalesco e prevenir lesões.

Ler Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Menu

Pin It on Pinterest

Share This