Como montar plano de negócios para Studio de Pilates

aprenda plano de negócios para Studio de Pilates

O caminho do empreendedorismo requer planejamento. Se você busca investir em um negócio próprio, precisa fazer o levantamento de inúmeras informações, a fim de que o seu projeto sobreviva no mercado. Para os profissionais de Pilates que estão sonhando com a estruturação de um studio próprio, os primeiros passos devem guiá-los para o planejamento. Por isso, nesse artigo, te ensinaremos a como dar início a essa jornada, a partir da elaboração de um plano de negócios para Studio de Pilates. O documento é a chave para qualquer negócio prosperar. Acompanhe.

O que é um plano de negócios e importância

Para começar, você precisa saber o que exatamente é o chamado de plano de negócio. Então vamos lá. De forma resumida, o plano de negócios é o documento que reúne informações detalhadas sobre o seu projeto. Assim, nele deve conter quais são os seus objetivos e quais os caminhos você está prevendo para alcançá-los.

Além disso, o plano de negócios traz também informações relevantes sobre o seu mercado, sobre a concorrência, o público-alvo e demais dados capazes de tornar o seu planejamento mais sólido.

Ou seja, por meio do plano de negócios para Studio de Pilates, você consegue identificar quais suas principais forças e as fraquezas. Consegue ainda minimizar os riscos e prevenir inúmeros deles. Dentro do plano de negócios, deve ser feita inclusive a chamada análise SWOT, que é uma ferramenta de gestão importante na identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

O que deve conter no plano de negócios para Studio de Pilates

Confira agora nossas dicas de conteúdo que você deve incluir em seu plano de negócios para Studio de Pilates.

1. Apresentação do seu negócio e objetivos

Aqui você deve indicar o que é o método Pilates, quais os benefícios que ele proporciona, qual o posicionamento do método no mercado brasileiro.

Deve também incluir quais as indicações da prática do método, o público.

Ou seja, nessa etapa do plano de negócios para Studio de Pilates, você deve dar um panorama geral do negócio.

Ademais, é fundamental incluir a sua missão, visão, valores e os seus objetivos.

2. Orçamento e infraestrutura

Outro ponto relevante é a definição sobre o orçamento e a infraestrutura. Então, você deve fazer um estudo sobre os custos e definir o seu orçamento disponível para investir.

Aqui também deve constar o planejamento da infraestrutura física. Então, deve prever a localização, os equipamentos e acessórios que você está planejando adquirir.

Quanto aos equipamentos, você pode contar com o auxílio dos consultores da Physio Pilates para verificar quais equipamentos e acessórios são mais adequados para o tamanho de seu espaço.

Isso porque dá para montar um ótimo studio mesmo em ambientes pequenos. E se for esse o seu caso, confira nossas dicas de organização para Studios de Pilates pequenos. E tem um artigo bem interessante aqui no blog sobre como ter um Studio de Pilates pequeno.

3. Estudo de mercado

Nesse capítulo do plano de negócios para Studio de Pilates, você deve estudar o mercado. Aqui estão inseridas as informações sobre a concorrência, sobre o público, sobre o segmento de mercado que você quer atuar.

Por exemplo, precisa definir se pretende atender o público em geral ou se quer se especializar em atendimento a idosos, a gestantes ou para reabilitação. Todos esses detalhes devem estar previstos no seu planejamento.

4. Exigências legais

Você precisa levantar quais as exigências legais para abrir o seu Studio de Pilates. Para cumprir esse passo, a sugestão é que você peça auxílio a um contador. A abertura de uma empresa requer formalidades e documentos especiais, como contrato social e os registros nos órgãos competentes, alvará de funcionamento etc.

5. Equipe

Você deve abordar, quando for o caso, a equipe necessária para o pleno funcionamento de seu Studio de Pilates. Então, verifique se haverá necessidade inicialmente de ter uma recepcionista e outros profissionais. Mas você pode começar sozinha, para economizar com esses custos.

6. Organização da rotina administrativa e financeira

O seu plano de negócios para Studio de Pilates deve ainda prever a forma de organização administrativa e financeira. Você deve planejar como funcionará a rotina do espaço, horário de funcionamento e afins.

É importante você ter previsto quais serão os seus custos fixos e quais serão os seus custos variáveis. E, claro, fazendo uma estimativa de quanto pretende gastar com cada parcela. E não deixe de organizar as suas finanças para ter capital de giro suficiente para manter os primeiros meses do espaço.

7. Atividades acessórias para agregar valor

Outro item que você já pode prever em seu plano de negócios é como aumentar a rentabilidade de seu Studio de Pilates. Ou seja, existem atividades acessórias que você pode oferecer no espaço, para ganhar dinheiro além da mensalidade. Pensar nisso de forma antecipada já ajuda a fazer uma implementação dessas atividades posteriormente.

Além disso, aqui também se encaixam os diferenciais que você vai oferecer, para se destacar perante a concorrência. Portanto, o seu estudo de mercado te ajudará nesta etapa, já que te dará uma noção ampla do que você pode fazer de diferente daquilo que já está posto na sua concorrência, a fim de agregar valor ao seu cliente.

8. Investimentos com marketing

Por fim, faça uma previsão de custos com marketing, para iniciar a parte de divulgação de seu espaço. Se a verba estiver limitada, invista ao menos nas estratégias de marketing digital para começar.

Aulas de Pilates, Physio Pilates, Pilates, plano de negócios, Studio de Pilates
Post anterior
Por que incluir aulas de Pilates na academia?
Próximo post
Pilates na dor lombar crônica: eficácia e limitações de estudo

Mais Posts:

2 Comentários. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This