Um exercício para quem passa muito tempo sentado!

A rotina imposta pela modernidade exige que a maior parte da população passe muito tempo da vida na posição sentada. Isso se deve aos avanços tecnológicos, que trouxeram ainda mais comodidade e facilidade a algumas atividades. No entanto, passar muito tempo nessa posição causa prejuízos à saúde em geral. Dentre eles, o relaxamento dos músculos estabilizadores da coluna, como o abdômen, assoalho pélvico e região lombar. Por isso, a instrutora de Pilates certificada pela Polestar Pilates Brasil, Silvia Gomes, apresenta em vídeo um excelente exercício para combater os danos em quem passa muito tempo sentado.

Quando permanecemos na posição sentada por período

excessivo, tendemos a flexionar a coluna para a frente e manter a pelve muito fechada. “Portanto, é necessário alongar a musculatura do assoalho pélvico. Essa região precisa ser forte, mas também precisa ser alongada”, explica Sílvia Gomes. Para contribuir nesse sentido, a especialista indica um exercício simples, que pode ser realizado em qualquer lugar, para resgatar a qualidade da postura.

O movimento requer que o indivíduo se mantenha na postura sentada, com foco nos três pontos de alinhamento da coluna, ou seja, sacro, torácica e cabeça. Mantendo esses pontos alinhados, é só fazer movimentos para a frente e para trás. Mas fique atento à execução do exercício e às importantes paradas na posição neutra, conforme demonstrado no vídeo.

O exercício demonstrado por Silvia Gomes vai trabalhar a mobilidade da pelve, do quadril e a manutenção da coluna ereta. Assim, ele é excelente para o desenvolvimento da consciência corporal.

Perigos para quem passa muito tempo sentado

O excesso de tempo na posição sentada traz muitos prejuízos ao indivíduo. Primeiramente, passar muito tempo sentado é um indicador do sedentarismo, que afeta sobremaneira a saúde das pessoas. O sedentarismo é fruto da inatividade física e está associado a inúmeras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Por isso, é muito importante adotar uma rotina de exercício para quem passa muito tempo sentado. Além da dica da especialista Silvia Gomes, comece a criar uma rotina de exercícios físicos e de alimentação saudável. Sua saúde vai agradecer, você terá um envelhecimento muito melhor, com mais autonomia e independência.

coluna ereta, exercicio para coluna, mais que pilates, Silvia Gomes
Post anterior
Vídeos: exercícios de Pilates no tratamento do câncer de mama
Próximo post
Medicina energética com Alexander Bohlander

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This