Pilates é alternativa para quem quer preparar o corpo para a maratona do Carnaval

Pilates é alternativa para quem quer preparar o corpo para a maratona do Carnaval

Método ajuda a ter maior disposição e melhora a condição física para enfrentar com tranquilidade as maratonas de ensaios e trios elétricos

O ano mal começou, mas para quem é fã de Carnaval, os trabalhos já estão invadindo as madrugadas há um bom tempo. Para encarar a maratona, especialistas são unânimes: além de alimentação adequada, a preparação física é essencial. A boa notícia é que dá para apostar no Pilates para alcançar bons resultados.

O veterano Armandinho, líder da Banda Armandinho, Dodô e Osmar, uma das mais tradicionais e queridas de Salvador, pratica Pilates e indica a atividade para a preparação pré-carnaval. “Nunca fui muito assíduo em academias, mas o Pilates me trouxe boa postura, disposição, boa condição física. Não deixo nunca mais” – afirma.

O Pilates pode deixar seu corpo em harmonia para enfrentar a folia sem futuras lesões. Segundo a fisioterapeuta Selma França, especialista em clínica de dor e educadora da Physio Pilates, trabalhando de forma adequada liberam-se diversos músculos posteriores, adutores e abdutores. Além do fortalecimento abdominal deve ser feito um trabalho intenso com rotação, inclinação e mobilização da coluna. Essa rotina proporciona aperfeiçoamento de postura, resistência física e cardiovascular.

Selma França afirma que, o Pilates também é indicado para aqueles que farão o uso de instrumentos de sopro. “Melhora a resistência cardiopulmonar, muscular e a capacidade respiratória, aumentando assim, a amplitude do pulmão ao ponto de alcançarem notas mais altas” – comenta.

A fisioterapeuta que também é professora de Armandinho, comenta que a linha de trabalho com o cantor o ajudou a organizar as estruturas neuro-músculo esqueléticas e tendíneas.

Exercícios preparatórios

Marla Lopes, especialista em Pilates para reabilitação e também educadora da Physio Pilates, indica alguns exercícios que ajudarão a enfrentar os dias de folia. O condicionamento físico pode ser melhorado por meio de exercícios de força, fortalecendo pernas e coxas para aguentar horas em pé. Para esse fortalecimento pode-se realizar os exercícios Double Leg Pump, Forward Lunges e o Assited Squats. O condicionamento cardiovascular pode ser melhorado com o Jumping. “Além de trabalhar o condicionamento cardiovascular, o Jumping também promove força e resistência para os membros inferiores. É um “treino funcional” para o “pula-pula” do Carnaval” – comenta. Um dos pontos essenciais na preparação é o alongamento que pode ser trabalhado com os exercícios Hamstring e Seated Push Through. O abdômen também precisa de cuidados especiais. Mantê-lo enrijecido é essencial para aumentar a resistência. Pode-se trabalhar esse músculo com os exercícios Chest Lift, Hundred, Brindging e Swan.

Aulas temáticas

Muitos dos nossos Studios Parceiros oferecem aulas temáticas de carnaval, onde os alunos se preparam fisicamente para a maratona, já em clima de festa, com acessórios e músicas temáticas.

Alice Becker, Blog, Carnaval, Joseph Pilates, Physio Pilates, Pilates
Post anterior
Pilates e Câncer de Mama: estudo brasileiro apresentado na PMA 2016
Próximo post
Clara Pilates e o feminino no método Pilates

Mais Posts:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pin It on Pinterest

Share This